Centro local ADMA do Mte. Estoril

> Somos Família > Centro local ADMA do Mte. Estoril

A nossa história

A História oficial da Associação de Maria Auxiliadora, ADMA, do Monte Estoril tem início no ano de 1995, com o pedido solene de “Compromisso” por parte de sete candidatos, que desde o ano de 1993 acompanhavam as actividades do Grupo dos Salesianos Cooperadores. Embora gostassem de pertencer à Família Salesiana e se sentissem chamados a viver esta espiritualidade, não se identificavam com o estilo de vida proposto pelo Projeto de Vida Apostólica dos SSCC. Foi então que a Diretora dessa altura, Ir. Maria Fernanda Afonso, também Delegada dos SSCC, apresentou a proposta ADMA.

Todos aceitaram a formação, e no dia 24 de Maio de 1995, numa celebração em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, fizeram o “Compromisso” de “orientar a sua vida espiritual pela atitude de Maria fazendo, como Ela, das suas vidas, um culto a Deus e da devoção a Maria um estilo de vida”(Cfr. Regul. ADMA). Esta celebração de ingresso dos novos membros teve lugar no “ Centro ADMA Cascais – Casa FMA B.º do Rosário”.

Após um tempo de formação, fizeram o seu compromisso no dia 24 de Maio de 1995, no Centro do Bairro do Rosário.

Em 2012, ano da vinda das relíquias de D. Bosco a Portugal, em Setembro, e após a Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Outubro, foi proposto às 20 pessoas que aderiam às Peregrinações sem serem da Família Salesiana uma possibilidade de formação sobre o Regulamento ADMA, que foi feito em dois grupos, à tarde ou à noite, com cerca de 4 encontros por trimestre. Deste modo, em 24 de maio de 2013 juntaram-se mais 12 novos membros ADMA. No ano seguinte, em 24 de Maio de 2014 houve mais 2 novos Compromissos ADMA.

Atendendo a que, dos 7 primeiros membros, 2 já faleceram, contamos atualmente com 19 pessoas.

O actual Conselho é o primeiro da ainda jovem Associação, a ser eleito. Está no final do seu 1º mandato e consta dos seguintes membros:

DELEGADA LOCAL: Irmã Marsília Santos

PRESIDENTE: Fernando Martins

SECRETÁRIA/TESOUREIRO: Francisca Lombert

VOGAL DA INFORMAÇÃO: Maria Mercedes Alves

Atividades de ADMA Monte Estoril

Uma vez que somos associados na Casa Provincial FMA no Monte Estoril, onde existe há mais de 25 anos, o grupo dos Salesianos Cooperadores, muitas são as atividades e momentos formativos que desenvolvemos em conjunto.

Um dos momentos marcantes a que assumidamente nos associamos, criado pela Comunidade das FMA, após a vinda das Relíquias de D. Bosco, é a oração mensal, na quinta-feira mais próxima do dia 24. Nela participam todos os que o desejam: membros dos dois grupos ADMA e ASSCC e também simpatizantes ou simplesmente vizinhos e amigos. Também partilhamos actividades de solidariedade e de convívio que também organizamos em conjunto, reunindo os dois Conselhos na sua preparação e avaliação.

 A nossa sede local, a Casa Provincial, como já referido, de momento não tem destinatários diretos, pelo que a nossa ação e vivência carismática desenvolve-se principalmente na família e procura projectar-se nas famílias mais próximas. O apelo a olhar para as realidades carentes que estão à nossa volta, o incentivo a uma maior e melhor escuta sistemática da Palavra de Deus, a oração do terço em cada dia 13 e 24, em família ou até reunindo vizinhos, o convite a visitar Jesus no sacrário da nossa ou doutra capela, ou mesmo na Igreja paroquial onde o Santíssimo Sacramento está exposto à adoração dos fieis em cada quinta-feira são desafios que, individualmente e como grupo, aceitámos assumir neste ano pós jubileu da Misericórdia.

Queira a Mãe Santíssima manter sobre nós a Sua mão materna e nos disponha a estar disponíveis para o “que Ele nos disser”.

As reuniões mensais com todo o Conselho local e, muitas vezes com todos os membros ADMA também têm sido ocasião propícia para aferirmos da nossa caminhada/ compromisso e para corrigir rotas.

Outro grande desafio é a participação mais comprometida e empenhada na vida da Igreja local e na dinamização da piedade popular, nomeadamente pela participação na procissão do Corpo de Deus e na procissão local de Maria Auxiliadora, no dia 31 de maio.

De acordo com as próprias possibilidades, alguns membros fazem catequese, outros participam no coro, no arranjo de flores e alindamento da igreja, prestam auxílio material a pessoas concretas em necessidades reais….

Outra característica deste grupo é que reúne pessoas vindas de pontos distantes, desde Sintra, Parede até Cascais. E alguns vão convidando outros membros a unirem-se nas várias atividades.

Consideramos as pessoas que inserem a nossa associação bastante ativas, com uma boa participação em todos os encontros e atividades que organizamos e, sobretudo, com sentido de pertença, gosto por ajudar e devoção a Nossa Senhora, cuja imagem /capelinha é dinamizada pelo grupo e acolhida periodicamente em casa de cada um.

 Entretanto os membros mais impossibilitados de participar nas actividades do grupo são contactados frequentemente por um membro do Conselho Local, com quem mantêm uma relação muito fraterna.

Momentos Fortes de Formação e Pertença

Momentos especialmente fortes de pertença são aqueles em que a Associação está ainda mais presente, como por exemplo a peregrinação a Fátima e a Mogofores, os Retiros organizados pela Família Salesiana, a apresentação do Lema do Reitor Mor, os convívios de magusto, S. João Bosco e final de ano pastoral.

Quanto à Formação, que é assumida como indispensável, os membros ADMA são incentivados à autoformação, nomeadamente através do aprofundamento das “Catequeses marianas” da leitura do Boletim ADMA, recebidos via internet. Como grupo, para além das reuniões periódicas, a formação realiza-se, com especial ênfase no estudo do Regulamento ADMA”, da CICFS (Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana).

A nossa proposta de Projecto Formativo e calendarização de actividades é elaborada anualmente. Para o efeito o Conselho local reúne-se durante um dia em reflexão, oração e trabalho, O fruto das conclusões desse dia é partilhado com os restantes membros do grupo de quem também recebe e integra achegas. Também é avaliado anualmente.

O nosso programa anual de 2016-17, bem como o nosso Folheto de Apresentação está disponível em www.familia.salesianos.pt e www.adma.salesianos.pt