Dia Mundial do Antigo Aluno Salesiano: uma história que continua

> Notícias > Dia Mundial do Antigo Aluno Salesiano: uma história que continua

A Família Salesiana assinala, hoje, o Dia Mundial do Antigo Aluno Salesiano, uma data que recorda todos aqueles que, tendo passado por uma casa salesiana, continuam a levar consigo a marca educativa e espiritual de Dom Bosco.

Ser antigo aluno salesiano é mais do que guardar memórias de uma escola, de um pátio, de uma comunidade ou de um grupo de amigos. É reconhecer que a educação recebida continua a dar frutos na vida adulta, nas escolhas de cada dia, na forma de estar com os outros e no compromisso com a sociedade.

Ao longo do seu caminho, muitos antigos alunos levam consigo rostos, palavras e experiências que os ajudaram a crescer. Professores, educadores, salesianos, salesianas, colegas e amigos que fizeram parte de uma história que não terminou com o fim de um ciclo escolar. Pelo contrário, continua hoje na vida familiar, profissional, social e cristã de tantos homens e mulheres que procuram viver com responsabilidade, alegria e sentido de serviço.

O antigo aluno salesiano é chamado a ser, no mundo, sinal de gratidão e de compromisso. A conhecida expressão “bons cristãos e honestos cidadãos” continua a ser uma inspiração atual, desafiando cada pessoa a viver com fé, atenção aos outros e disponibilidade para construir uma sociedade mais humana e fraterna.

Neste Dia Mundial do Antigo Aluno Salesiano, fica o convite a recordar, agradecer e renovar o compromisso. Porque não se deixa de ser salesiano quando se sai da escola. Leva-se Dom Bosco para a vida.

Testemunhos

“Os Salesianos foram a minha família. Dos Salesianos trago os valores e o carisma, trago a certeza que é no amor e na verdade que está o centro da minha vida.

Encontrei nos Salesianos o caminho da fé. Sinto que Deus está em tudo o que faço”.

Diana Moreira

“O que eu levo comigo da minha passagem por uma casa salesiana é muito a alegria, a alegria do quotidiano. E, no fundo, aquela frase de São Domingos Sávio: ‘a santidade consiste em estarmos alegres’. Isso recorda-me sempre um bocadinho os Salesianos e é também o que eu tento trazer para a minha vida, para meu dia-a-dia”.

Bernardo Silva

“Sinto o espírito de Dom Bosco, na entrega da minha vida à Divina Providência, do amor aos jovens e crianças, acreditando que posso marcar a diferença, que posso inspirar e amar incondicionalmente os pequenos que passam pela minha vida quer na catequese, ensinando o grande Amor que Jesus tem por cada um deles, quer nas férias de verão que organizo. Em tudo o que faço na minha vida sou feliz se fizer o outro feliz.”

Filomena Pires

“Levo comigo o pátio, os momentos únicos de um crescimento feliz em ambiente de fé e paz. Partilha e dedicação ao próximo todos os dias. Somos o que partilhamos e levo grandes referências deste Pátio tanto com os meus colegas como com todos os Salesianos que me formaram.”

Luís Pires

“Hoje, sinto que vivo o espírito de Dom Bosco Na família, no trabalho e nos encontros com as pessoas que não tendo a mesma religião, confiam no carisma Salesiano e têm Fé em São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude!”

Miguel Roquete

“Passei por várias casas salesianas: Goa, Mogofores, Manique e Funchal e sinto muita gratidão pelo carinho que os salesianos me deram, sobretudo, em Goa, onde salesianos de diversas nacionalidades viviam como irmãos, fiquei contagiado com a sua devoção a Maria Auxiliadora e à Eucaristia.”

Fremioth Viegas

“Levo da minha passagem pelos Salesianos, o carinho e vontade de, de alguma forma, tornar o mundo melhor, nem que seja ao ajudar o próximo.”

Maria Martinho