24 de junho de 2026
Caros Antigos Alunos e Antigas Alunas de Dom Bosco de Portugal e Cabo Verde,
Celebramos hoje, dia 24 de junho, o Dia Mundial do Antigo Aluno de Dom Bosco.
Neste dia tão significativo para todos nós, quero dirigir uma saudação fraterna a todos e a todas que, em diferentes épocas e lugares, passaram pelas casas salesianas, pelas escolas, pelos oratórios, pelos centros juvenis ou paróquias, e aí receberam a formação humana, cristã e cívica que deu sentido às suas vidas.
A primeira palavra é de profundo agradecimento.
Agradecemos a todos os Salesianos que, ao longo de gerações, dedicaram a sua vida à educação e ao acompanhamento dos jovens. Muitos de nós guardamos na memória nomes, rostos, ensinamentos e testemunhos de vida que ajudaram a moldar quem hoje somos. A sua entrega generosa, inspirada no sonho de Dom Bosco, continua a produzir frutos muito para além dos muros das escolas, centros juvenis e obras salesianas.
Tornamos extensível o agradecimento também a professores, animadores, catequistas, colaboradores não docentes e voluntários, que nos diferentes ambientes souberam também ser rostos de Dom Bosco.
Uma saudação especial neste dia ao Pe. Tarcizio Morais, nosso Provincial
A nossa gratidão pela sua presença e pelo seu compromisso com a missão de guiar a Família Salesiana em Portugal e Cabo Verde.
Ser antigo aluno de Dom Bosco não pode ser apenas um mero exercício de recordar um percurso e memórias do passado. Ser antigo aluno de Dom Bosco deve traduzir-se numa vontade inabalável de assumir um papel ativo no tempo presente.
Somos chamados a ser, numa sociedade em transformação, homens e mulheres comprometidos com os valores que recebemos: a honestidade, a solidariedade, a justiça, a esperança, a liberdade, o respeito pela vida e o espírito de serviço, e, a ter uma atenção privilegiada aos jovens, especialmente aos mais vulneráveis.
Dom Bosco convida-nos a ser bons cristãos e honestos cidadãos, testemunhando no mundo do trabalho, da família, da cultura, da política e da vida social aquilo que aprendemos no Pátio.
Por isso, neste Dia Mundial do Antigo Aluno, deixo um apelo sincero a todos os antigos alunos: façamo-nos presentes.
Aproximemo-nos das nossas associações, procuremos reativar as que o tempo remeteu ao esquecimento, aproximemo-nos das nossas casas salesianas e dos projetos que diariamente são desenvolvidos em favor dos jovens.
O apoio que podemos oferecer pode assumir muitas formas: o nosso tempo, as nossas competências, a nossa experiência, a nossa disponibilidade, a nossa amizade, os recursos que possamos colocar ao serviço da missão, e porque não… a nossa oração.
Os jovens de hoje continuam a necessitar da mesma atenção e oportunidade que um dia cada um de nós recebeu. Sintamos a “Coragem de ir e fazer o bem”, dizendo SIM ao desafio do novo lema pastoral para 2026-2027.
Não ignoramos que o movimento dos Antigos Alunos vive atualmente um período de menor dinamismo quando comparado com outras épocas da sua história. Em muitos lugares, sentimos as dificuldades próprias dos tempos que vivemos, a diminuição da participação e os desafios da renovação geracional.
Contudo, não nos deixemos vencer pelo desânimo. Pelo contrário, deixemo-nos contagiar pelo que de bom continua a ser feito nalguns centros e associações locais e acreditemos que este é um tempo de renovação, de reencontro e de redescoberta da nossa identidade e missão.
Mantemos viva a esperança de que, com o contributo de todos, o movimento dos Antigos Alunos de Dom Bosco encontrará novos caminhos para crescer, servir e dar testemunho.
Coloquemo-nos nas mãos de Nossa Senhora Auxiliadora, Aquela que tudo fez… e continua a fazer!
Não quero deixar passar a oportunidade de expressar um agradecimento muito especial ao Pe. Artur Pereira, que agora conclui a sua missão como Delegado Nacional para a Família Salesiana.
Padre Artur, em nome dos Antigos Alunos de Dom Bosco, agradeço a sua missão e serviço generoso. Que o Senhor o acompanhe e recompense abundantemente pelo bem realizado ao serviço da Família Salesiana.
Ao mesmo tempo, dirijo uma calorosa e fraterna saudação ao Pe. Álvaro Lago, recentemente nomeado Delegado Nacional para a Família Salesiana. Apresentamos os nossos melhores votos para esta nova missão que lhe é confiada e agora inicia.
Asseguramos a nossa total disponibilidade para colaborar consigo.
Os Antigos Alunos desejam estar ao serviço, como instrumentos ativos e empenhados na missão salesiana, contribuindo com generosidade, criatividade e espírito de comunhão para o desenvolvimento das iniciativas que ajudem a manter vivos os sonhos de Dom Bosco para os jovens de hoje. Conte connosco!
Que Maria Auxiliadora continue a guiar os nossos passos e que Dom Bosco inspire o nosso compromisso, para que possamos ser, cada vez mais, presença viva do seu legado no mundo.
Feliz Dia Mundial do Antigo Aluno!
Com um forte abraço em Dom Bosco,
Celso Neto Nogueira
Presidente da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos de Dom Bosco
Tesoureiro da Confederação Mundial dos Antigos Alunos de Dom Bosco

