Na sequência do encontro de Animação Missionária com o Conselheiro Geral das Missões, Guilhermo Basañes, e os representantes dos vários grupos da Família Salesiana, senti-me desafiada e animada a partilhar convosco este tema sobre a Animação Missionária na Vida do Salesiano Cooperador, uma vez que esta é uma oportunidade de refletirmos o papel da animação missionária também neste grupo da Família Salesiana.
A dimensão missionária é essencial ao carisma salesiano. Se remontarmos a D. Bosco vemos que a dimensão missionária era parte dele, e nunca descurando outras frentes, abdicou dos seus melhores salesianos para terras de missão. A 11 de Novembro de 1875 a congregação passa a ser missionária e são enviados os primeiros salesianos para a América Latina, mais propriamente para a Patagónia.
A ação missionária é uma dimensão da nossa identidade e tem um papel importante na vida dos nossos grupos. No entanto, nem sempre lhe damos a devida importância, talvez porque ainda consideramos que as terras de missão são ainda lá longe. Se calhar necessitamos de refletir um pouco mais sobre este assunto. A animação missionária abre horizontes e mostra que quem entra numa grande família, vê dimensões que requerem muita generosidade.
Então pode surgir-nos a pergunta: A nossa Província salesiana é ou não terra de missão? Cada salesiano cooperador é ou não um missionário? Sabemos que a Família Salesiana é uma família missionária. “D. Bosco cultivou o ideal missionário e participou de modo concreto na obra missionária da Igreja do seu tempo (…) A cooperação missionária foi também uma dimensão essencial da Associação dos Salesianos Cooperadores…” (Cf. CICFS, Artº.16, 3)
Cada um de nós, onde está, é missionário. O Salesiano Cooperador é um missionário no seu ambiente, vive a sua vocação apostólica, comum a todos os batizados, seguindo a vocação salesiana que o leva a comprometer-se na missão juvenil e popular de Dom Bosco e a viver o seu espírito. Com a sua presença educativa, evangelizadora e animadora entre os jovens, os leigos construímos a comunhão e promovemos a missão.
Como diz o Papa Francisco: Cuidemos da dimensão missionária da nossa vocação cristã. “Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade. Todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho.” Papa Francisco
Seria muito bom que a nossa Associação continuasse a crescer, com leigos cada vez mais empenhados e comprometidos para que possamos ser o rosto visível de D. Bosco no mundo. Se todos comungarmos deste espírito cresceremos juntos assumindo a educação como um desafio, testemunharemos profeticamente o espírito de família.
Rezo por todos e cada um de vós, para que cada salesiano cooperador seja missionário segundo o coração de Dom Bosco.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC