“Naquele mesmo dia, dois dos discípulos de Jesus iam a caminho da aldeia de Emaús que ficava a uns onze quilómetros de distância de Jerusalém. E comentavam entre si tudo o que acontecera. De repente Jesus apareceu e juntou-se a eles, caminhando ao seu lado.” (Lc 24, 13-15)
Esta breve alusão ao episódio dos “Discípulos de Emaús” é fruto de uma reflexão pessoal, acerca do momento atual da nossa Associação de Salesianos Cooperadores (ASC).
A minha vida, a tua vida, é um dom de Deus. No caminho temos como companheiro D. Bosco, que nos indica uma vocação: ser salesiano no mundo, cooperando na missão pastoral, juvenil e popular.
Passemos então à reflexão…
“Iam a caminho…” e Ele surge como companheiro. Faz-se próximo para estar comigo. Não somente para se revelar, mas para me abrir a mente e o coração ao que sou chamado a ser. E, de entre os muitos discípulos que Jesus encontrou no caminho, um deles foi João Bosco. Através do nosso fundador, Jesus interpela-me, enquanto Salesiano Cooperador.
“Jesus apareceu e juntou-se a eles…” Eu que faço parte, como tu, desta A.S.C., também preciso de parar um pouco, aproximar-me de Jesus para descansar e comungar de novo a sua espiritualidade. E, neste ano pastoral que vai começar, estarei pronto para acolher o que Jesus quer de mim? Sinto-me identificado para fazer este caminho, à semelhança de São João Bosco (no carisma, no estilo e na forma de relacionamento com Jesus Cristo Bom Pastor)?
“Caminhando ao seu lado.” Depois de uma adesão pessoal, desejo partilhar os meus propósitos com todos os que fazem parte do meu quotidiano. Desejo proporcionar experiências de encontro, principalmente às novas gerações?
Desafio-te, também a ti, a dar o teu testemunho aos jovens, em particular aos que integram os teus ambientes salesianos, para que descubram esta aliciante identidade vocação de ser salesiano no mundo. E, sabes porquê?! Porque, para S. João Bosco, nunca seremos de mais.
Seja esta reflexão uma premissa para a tua reflexão, que te ajude a discernir os verdadeiros propósitos da nossa A.S.C.. Vamos pôr pés ao caminho com os olhos abertos para a nossa realidade atual, com um espírito renovado e gente nova no horizonte!
Agarra no P.V.A. e pede-Lhe:“Fica Connosco, Senhor!” (Lc 24, 29)
Abraço em D. Bosco,
Valter Silva
Coordenador Provincial ASC