FMA | Um sorriso contagiante

> Palavras ao Ouvido > FMA | Um sorriso contagiante

Gostaria de partilhar consigo, quer o/a conheça quer não, algumas das vivências que nos causou, e  a mim, particularmente, o encontro de uma hora que, nós, Comunidades FMA de Portugal, tivemos há poucos dias com a nossa Superiora Geral, a Madre Yvonne Reungoat. Nesta foto encontra-se no meio de um grupo representativo dos alunos das nossas escolas, na visita que nos fez em 2014.

Para quem não a conhece digo só que é francesa e foi eleita nossa Superiora Geral já por duas vezes. Está há quase 13 anos a conduzir o Instituto. Um dia, em que veio a Portugal, uma Jovem, chamada Margarida, quis conhecê-la, encontrou-se com ela em Fátima e, no fim disse-nos: “Que simplicidade em pessoa! Nunca imaginaria que fosse assim tão aberta e acolhedora!”

Pois bem, no encontro via Zoom, agora já com mais 7 anos e muito trabalho, a Madre Yvonne não perdeu nada do seu sorriso, nem a Pandemia conseguia limitá-la. Via Zoom aí está ela a acompanhar todo o nosso mundo das Filhas de Maria Auxiliadora.
Que nos disse, a Madre, entre tantas coisas importantes:

– Que a Alegria é a nossa nota caracteristica que nada nem ninguém nos pode tirar, nem o confinamento, por ela se percebe a beleza da nossa consagração ao Senhor, pelos jovens.

– A vitalidade do nosso carisma, dom do Espírito para a humanidade, tem-se revelado, nestes últimos tempos, pela criatividade face à epidemia.

– Ainda não se sabe o futuro. O homem pensava que podia dominar o mundo, a pandemia veio mostrar a nossa debilidade. Mas o futuro será o que nós quisermos. O futuro depende de nós.

– Nesta hora é preciso procurarmos onde está o essencial da vida. 

– O que nos vai mudar não é a crise que vivemos, mas o modo como nós nos deixamos transformar e isso depende de nós.

– A insegurança é grande, mas é um momento de criatividade. A pandemia reforçou os problemas. Não ter medo de procurar os novos caminhos. Não ter medo. 

– É um tempo de audácia, de esperança que vem da nossa fé.

– Cultivai o amor em família…. Mostrar que nos queremos bem.. Isto vai ter repercussão sobre a missão.

Ir. Maria Fernanda Afonso
Delegada Provincial para a Família Salesiana, fma