SSCC | Quaresma, tempo de mudar o coração

> Palavras ao Ouvido > SSCC | Quaresma, tempo de mudar o coração

A Quarta-feira de Cinzas introduz o tempo litúrgico da Quaresma. É um tempo importante e propício à mudança do coração.

O coração do cristão é aquele que deve dar amor sem medida, sem procurar recompensa, de forma desinteressada. Eis o tempo favorável para aprender a amar.
O Papa Francisco lembrou que a caridade é a expressão máxima da fé e que “para dar esperança basta ser uma pessoa amável”. Nesta Quaresma, pede-nos apoio para que o outro sinta amor e convida-nos a viver uma quaresma de caridade que “significa cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia de Covid-19”.

Queridos Salesianos Cooperadores, este é o tempo para que cada um se coloque perante o essencial e deixe de carregar o acessório, que centre a sua vida no amor que se manifesta na abertura para Deus e para os irmãos, que alcance a realização na comunhão com Cristo e com os seus semelhantes. Neste tempo favorável somos todos convidados a atualizar o amor de Cristo através de generosas obras de caridade. 

São tantas as situações de pobreza, de solidão, de tristeza, de abandono. Há novas pobrezas, geradas pela pandemia, que afetam muita gente e que não podem deixar-nos insensíveis e indiferentes. 

Como posso fazer desta Quaresma uma Quaresma diferente? Sem dúvida, a grande tentação que surge neste momento é viver os tempos litúrgicos especiais como se não tivessem nada de especial. Mas, Senhor, não posso ficar indiferente e,
hoje, quero rezar-te por todos os que não acreditaram.

Rezo pelos homens e mulheres que deram de Ti uma imagem distorcida.
Rezo por todos os que, nos media e na política escarnecem da fé e desprezam os crentes e os valores da vida.

Rezo por todos aqueles que se cruzam com os que não acreditam: que o teu Espírito os inspire a viver o Evangelho de forma credível.
“No mar da indiferença da sociedade em geral perante o que se passa no mundo, cada um de nós deve procurar ser diferente estendendo a mão a quem precisa. Deus nunca é indiferente a cada um de nós.” (Papa Francisco)

Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC