AADB | Quaresma, caminho para a Páscoa!

> Palavras ao Ouvido > AADB | Quaresma, caminho para a Páscoa!

Talvez os tempos conturbados que vivemos, nos façam por vezes lembrar mais a “Quarentena” e menos a “Quaresma”, mas confinados ou não, mais distraídos ou não, iniciámos na Quarta-feira de Cinzas mais uma caminhada com destino à Páscoa!
Percorremos este caminho quaresmal, enquanto tempo de forte conversão e de mudança interior, preparando-nos para viver de maneira intensa o momento mais importante do ano litúrgico, em que a vida vence a morte e pela força do Espirito Santo renascemos como homens e mulheres novos.

Por vezes, no dia-a-dia e na agitação das nossas vidas, tendemos a não prestar grande atenção ao caminho, a tentar encurta-lo ao máximo, seja o caminho para o trabalho, para as compras ou para ir buscar os filhos à escola.

Mas a Quaresma é um caminho diferente. Celebrar convenientemente a Quaresma, implica reconhecer a presença de Deus no nosso caminho, mesmo quando ele é mais sofrido. Assim o fez o povo de Deus, nos quarenta anos que andou no deserto. Assim o fez Jesus nos 40 dias que passou no deserto, antes de subir a Jerusalém para cumprir a missão que o Pai lhe tinha confiado: dar a sua vida.

A quaresma caracteriza-se também por nos convidar à escuta da Palavra de Deus, seja em momentos de oração pessoal, seja em momentos de retiro em comunidade.
É esta escuta da Palavra que nos chama à conversão, nos relembra o amor de Deus pelo seu povo e nos motiva para atitudes e ações concretas de fraternidade e solidariedade.

Como diz o Papa Francisco na sua mensagem para a Quaresma deste ano: “A caridade é dom, que dá sentido à nossa vida…”.

Em tempos difíceis como os que vivemos, este chamamento à solidariedade e à caridade, é mais urgente que nunca! São muitos os irmãos que sofrem a dor e a angústia de um futuro incerto, abandonados à sua sorte, não só, mas também devido à pandemia que há precisamente um ano entrou nas nossas vidas.

Peçamos ao Senhor que nos mantenha atentos para ouvir este chamamento e que mantenha o nosso coração aberto a gestos de amor.

Desejo a todos uma excelente caminhada para uma Santa Páscoa!

Celso Neto Nogueira
Presidente da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos de Dom Bosco