Pensando a Missão da Família Salesiana | FS

> Palavras ao Ouvido > Pensando a Missão da Família Salesiana | FS

Na minha última “Palavra ao ouvido” deixei este desafio: “Escolhei um dos artigos sobre a Missão da Família Salesiana. Pensai um pouco e escrevei alguns tópicos sobre ele. Depois ide consultar a CICFS e fazei a “correção”…. Irei eu mesma responder a este desafio”

Aqui estou a cumprir o prometido. Perguntei-me: Que penso seu sobre a “A Missão da Família Salesiana”, em geral? Eis a minha resposta:

“A Família Salesiana nasceu da fidelidade de S. João Bosco à Missão que Jesus confiou aos seus discípulos quando subiu ao Céu, isto é, quando voltou para o Pai, sem deixar de estar connosco, pois Ele mesmo disse: “Ficarei convosco todos os dias até ao fim dos tempos “ e acrescentou: “Ide a todas as nações, ensinai o que vos tenho dito e batizai em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo”.

Mas transmitir a mensagem de Jesus exige a fidelidade aos destinatários, pelo que, os membros da Família Salesiana, que se sentem chamados preferencialmente para serem sinal e expressão do Amor de Deus pelos jovens com menos recursos de toda a ordem – económica, afetiva, social, religiosa ou outra – e pelos seus conterrâneos da classe popular, precisam de estar bem no meio deles para os conhecerem verdadeiramente.

Ser membro da Família Salesiana é, portanto, assumir uma missão nitidamente apostólica, a realizar, cada um segundo o estado de vida a que se sentiu chamado por Deus. Não é uma pertença que exija prioritariamente estar presente neste ou naquele lugar, realizar esta ou aquela tarefa, mas sim, em todos os momentos ser reflexo do amor de Deus pela pessoa com quem me encontro.

Viver assim, a vida de cada dia, é simples mas muito empenhativo, porém não todos na mesma medida. Ser SDB ou FMA, ser ADMA ou SSCC, ser EX.A-FMA ou AADB, ser VDB ou CN ou membro de qualquer outro dos 31 grupos da família salesiana não significa ter o mesmo grau de responsabilidade na missão da Família Salesiana. Importa que cada um se vá identificando cada vez mais com o carisma concedido ao seu grupo, na comunhão com os outros grupos, sabendo que desse modo está crescer na identificação com Cristo, meta de toda a vida cristã.”

E, deixo agora, o resto do desafio a vós e a mim: “Confrontando este texto com a Carta de Identidade da Família Salesiana, muito há a acrescentar, e haverá algo a corrigir? Veremos” 

Uma boa continuação da Quaresma e uma Santa Páscoa!

Ver aqui a CICFS

Ir. Mª Fernanda Afonso, fma