Que admirável é o nosso Deus! | FS

> Palavras ao Ouvido > Que admirável é o nosso Deus! | FS

Os caminhos andados desta Quaresma já nos aproximam da Páscoa do Senhor! O júbilo da alma quer conhecer o seu ponto mais alto, porque, certamente nos decidimos trilhar os caminhos misteriosos da conversão. Todos a necessitamos e todos também a esperamos do amor misericordioso do Senhor que não falha e até se antecipa. 

O Evangelho do quarto Domingo da Quaresma faz-nos uma revelação surpreendente, que nos vai ajudar neste caminhar para a Páscoa: o perdão misericordioso do Pai antecede o nosso arrependimento. Nem mais! A surpresa advém, para muitos de nós, da doutrinação que recebemos do contrário: o nosso arrependimento antecede o perdão de Deus. Só arrependidos é que alcançamos o perdão… Pelo admirável amor misericordioso do Deus da nossa fé, não é assim. Somos perdoados antes do nosso arrependimento. Na parábola do Filho pródigo que Jesus nos contou, aquele filho volta para a casa paterna. Arrependido? Não! Por ter fome, por não ter trabalho que o ajudasse a sobreviver, por saber que na casa do seu pai haveria um lugar como assalariado. Arrependimento de ter deixado o pai, ou, ao menos saudades do mesmo, são sentimentos que não aparecem na parábola. O pai, no entanto, espera-o com todo o Seu amor, faz enorme festa porque o filho regressou e nem sequer quer ouvir falar do pecado da sua partida, nem dos pecados cometidos longe da sua casa. E é, então, que o filho, ao experimentar este indefectível amor misericordioso do pai, começa o caminho do seu arrependimento e tenta, decididamente, expiar as suas culpas trilhando o caminho da conversão. E não poderia ser de outra maneira, porque Deus não deixa nunca de nos amar e, se por fragilidade trilhamos o caminho do pecado, esse mesmo amor, feito perdão,vai tocar-nos de uma maneira ou de outra, para suscitar o nosso arrependimento e encetarmos o caminho da conversão.

Caros irmãos da Família Salesiana, perguntareis a razão de tratar este tema que não fala, aparentemente, do nosso carisma, quando se esperaria que o fizesse. Mas não trata mesmo do nosso carisma salesiano? Parece-me que sim e de que maneira! Quando olhamos para os jovens que o Senhor nos confiou, é o amor de Deus incarnado na nossa doação generosa ao seu serviço, que lhes devemos levar. Esse amor deve estar carregado de compreensão, de carinho, de perdão mesmo, perdão de Deus misericordioso. Sentindo-se tocados por esse amor de Deus incarnado em nós, começarão, com a nossa ajuda, o caminho de volta à casa do Pai. Foi assim que D. Bosco investiu na educação da juventude e é assim que tantos e tantos conheceram os caminhos duma santidade alegre e feliz. E se nós hoje nos orgulhamos de pertencer a esta Família, chegámos aqui da mesma maneira que o pródigo chegou ao caminho da sua conversão: pelo amor de perdão constante do nosso Deus.

Caros irmãos da Família Salesiana, como somos felizes os que nos damos conta do amor de Deus feito perdão! Com o coração cheio de alegria pensemos e agradeçamos: Que admirável é o nosso Deus! 

P. Joaquim Taveira da Fonseca | DNFS