Primavera de Jesus… | FS

> Palavras ao Ouvido > Primavera de Jesus… | FS

Apesar da incerteza do tempo atmosférico que vivemos, incerteza própria do Inverno que atravessamos, a Primavera está aí à porta. Pode aparecer-nos mais ou menos exuberante, mas aparece a trazer-nos a vida escondida no ventre da terra, vida transformada em mil cores para as flores, vida transformada em seiva nova a percorrer os seres vivos, vida transformada em luz e calor para envolver toda a natureza enregelada e triste. Com a Primavera, a vida toda ressurge num convite a ressurgir também, a afastar de nós o torpor da alma, da tristeza e do desânimo! 

Cristo Jesus, depois de atravessar o inverno do sofrimento e da morte, escolheu a Primavera para ressuscitar, trazendo-nos a certeza da Vida para todos. E é tempo de parar um pouco e nos darmos conta da bênção que pode ser para cada um esta Primavera de Jesus, esta possibilidade oferecida de vida nova e vida em abundância; e é tempo para parar um pouco e nos darmos conta da bênção que pode ser para cada um esta Primavera de Jesus, a coragem e a alegria que podem encher o nosso coração; e é tempo de parar um pouco e nos darmos conta da bênção que pode ser para cada um esta Primavera de Jesus, esta possibilidade de reganharmos um novo coração onde guardaremos o irreprimível desejo de santidade que impulsione a nossa vida.

É no coração da Primavera que a Família Salesiana e os Amigos de D. Bosco têm a possibilidade de fazer o seu Retiro, este parar um pouco para reflectir, esta bênção de Jesus que, ao mesmo tempo, nos convida a caminhar por caminhos novos de Santidade Salesiana. Nós, filhos de uma Igreja também ela a enveredar por caminhos de Verdade e de Santidade e ramos vivos da árvore salesiana, vamos aproveitar esta Primavera de Jesus Ressuscitado, rejuvenescer como cristãos e membros da Família Salesiana, como testemunhas credíveis de uma Igreja que tanto luta por ser o Rosto luminoso do Seu Fundador. Não nos deixemos enredar pelas “minúcias” de uma vida pequena e rotineira, mas aspiremos à grandeza do que é essencial, do que vale a pena, do que é justo e bom! Diz a Escritura no Livro dos Cânticos: O Inverno já passou, as chuvas e os nevoeiros desapareceram, surge, minha amiga, e vem! Este é o convite que Deus faz à alma humana também; este é o convite que Deus faz a cada um. Aceitemos o convite.

P. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb
Delegado Nacional para a Família Salesiana