Espiritualidade do Salesiano Cooperador | SSCC

> Palavras ao Ouvido > Espiritualidade do Salesiano Cooperador | SSCC

A espiritualidade é uma forma concreta de viver a fé. Surge normalmente a partir da experiência de alguém que se deixou “tocar” pelo Espírito de uma maneira diferente. Cada espiritualidade destaca um aspeto específico do modo de viver de Jesus. É o que acontece com a espiritualidade salesiana.

A nossa vocação para seguir Dom Bosco é, antes de tudo “salesiana” e tem um elemento que nos caracteriza a todos: é o “espírito” salesiano, uma expressão que nos é muito familiar. 

“Guiado pelo Espírito Santo, Dom Bosco viveu e transmitiu aos membros da sua Família um estilo original de vida e de ação: o espírito salesiano; é uma experiência evangélica típica; tem a sua fonte no coração de Cristo; caracteriza a vida como testemunho de amor… “(Cf. PVA, Estatutos, Cap III, Art.º 13).

Digamos de uma forma simples, que é o estilo de pensamento e sentimento, de vida e de ação para realizar a nossa vocação e a nossa missão que o Espírito Santo não cessa de nos confiar.

Os salesianos cooperadores são reconhecidos não só pelo que fazem, mas da maneira como o fazem. O espírito salesiano permeia toda a nossa vida, o nosso dia-a-dia; podemos dizer que é um hábito de vida que carateriza o estilo de santificação, o apostolado que realizamos, a vida familiar e profissional, a formação e nesse sentido, está presente na nossa vida.

O salesiano cooperador acolhe este espírito como dom do Senhor à Igreja; participa na experiência espiritual de DB; descobre na Virgem Imaculada e Auxiliadora a sua vocação de ser “cooperador de Deus” para a salvação dos jovens. (Cf. PVA, Estatutos, Cap. III, Art.º 14)

Para concluir podemos afirmar que a caridade pastoral é o centro e a síntese da espiritualidade de D. Bosco.

A sua era, na verdade, uma espiritualidade que resultou de uma energia interior fazendo, do amor por Deus e pelo próximo, uma unidade inseparável, inspirada pelo Evangelho.

Vivendo esta espiritualidade, todo o salesiano cooperador é chamado a “ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”.

Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC