Saudações cordiais a todos os nossos leitores neste final de ano pastoral!
Como estamos em tempo de parar um pouco mais, vou partilhar convosco uma reflexão de há poucos dias, enquanto acompanhava a recitação do Rosário no Santuário de Fátima, às 18.30h pela Rádio Canção Nova.
O sacerdote citou Jo 19, 28, as palavras de Jesus no derradeiro momento da sua vida terrena: “Tenho sede”. E comentava: “Jesus tem sede de quê?… Jesus tem sede de nós!…” E a minha meditação continuou assim:
Efetivamente Jesus veio assumir a nossa humanidade, por isso tem sede de poder assumir em si toda a humanidade, isto é, tem sede de nos absorver em si de tal modo que passemos a ser uma manifestação da sua presença. Tem sede de nos fazer participantes da sua felicidade plena e definitiva! Só deixando que Ele nos possua o mais possível, podemos encontrar a nossa realização plena em qualquer estado de vida a que Ele nos chamou.
Maria é modelo desta aceitação da ação divina na sua vida! “ Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1, 38)
Ouvi já há muitos anos e não mais esqueci a um pregador de Retiro que bem conheceis, Pe. Taveira: “Maria é santíssima porque está possuída pelo Santíssimo!”
Para podermos ir satisfazendo a sede de Jesus, os nossos tempos de oração pessoal são muito importantes. Assim o mundo vai ficando cada vez melhor!…
Hoje Cristo precisa de mim e de ti para saciar a sua sede de assumir cada vez mais a humanidade!
Como podes ajudar a saciar esta sede de Cristo? … Pensa, sim!
No silêncio da tua oração pessoal e no confronto com a Palavra de Deus que escutas em cada domingo, que lês na Bíblia em cada dia, que é sublinhada para ti pelo Instituto, Associação ou Movimento a que Deus te chamou ou que escolheste, pela palavra de outra pessoa de que Deus se serve para te falar, deixa te invadir por essa Palavra, deixa que Ela transforme a tua vida e sejas cada vez mais santo, isto é, espelho da santidade de Jesus!
Se não vês o que mudar em ti reza simplesmente:
“Meu Senhor e meu Deus, invade o meu ser, transforma me a teu gosto! Concede-me ser uma irradiação da Tua presença! Mesmo sem me dar conta, que eu seja instrumento do Teu amor para aqueles que me são próximos! Dá me a luz para me ver como Tu mesmo me vês.
Ámen! Contigo Senhor Jesus! Eu vou…”
Ir. Mª Fernanda Afonso – Delegada Nacional da FS