Família Salesiana, uma Família Mariana | SSCC

> Palavras ao Ouvido > Família Salesiana, uma Família Mariana | SSCC

Estamos no mês de Maria, Aquela a quem a mãe de Dom Bosco ensinou a saudar três vezes ao dia. João Bosco foi educado num ambiente profundamente mariano por tradição da Igreja local e piedade familiar. Além de Mãe Margarida, também o Pe. Cafasso contribuiu para que Dom Bosco vivesse uma profunda experiência mariana. Este sacerdote, devoto da Virgem, dizia sempre aos seus discípulos: “Familiarizem-se com Maria, com Ela conversem, confiem os seus segredos e as suas necessidades e dividam com ela as suas alegrias. A Virgem conhece as suas fadigas e os seus temores.”

Ao longo dos tempos, Dom Bosco foi percebendo a iniciativa de Deus na sua vida de fundador, mas teve também a certeza de ser em tudo conduzido e guiado pela mão de Maria: “Maria Santíssima é a fundadora e será a sustentação da nossa obra”. “Maria é a mãe e o sustentáculo da Congregação”.

Nas suas conferências, Dom Bosco procurava demonstrar a importância da presença materna de Nossa Senhora. Fazia com que refletissem que é importante que ela seja honrada porque é Mãe de Deus, Mãe de Jesus Cristo e nossa mãe. Deve ser invocada porque, como modelo imaculado de todas as virtudes, Ela ensina-nos com o seu exemplo a imitar o seu Filho Jesus. 

Maria é considerada não só como Mãe da Igreja e Auxiliadora dos Cristãos, mas também como mãe de toda a humanidade, de tal forma que todos os membros dos vários grupos da Família Salesiana nutrem por Ela uma sincera devoção.
Dom Bosco ensinou aos membros da Família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

A Ela confiou também os Salesianos Cooperadores, para que por Ela fossem protegidos e n’Ela encontrassem inspiração no compromisso apostólico.
Durante toda a sua vida Dom Bosco foi incansável em fazer com que a devoção a Nossa Senhora fosse divulgada. Para ele, na congregação salesiana FOI ELA QUEM TUDO FEZ! Cultivemos esta devoção mariana, deixada como herança pelo nosso fundador.

Maria José Barroso | Coordenadora Provincial ASC