Queridos membros dos vários grupos da Família Salesiana
Ainda na Luz do Natal e já com o pé no ar para entrar em 2017, venho comunicar-vos a mensagem de Boas Festas que a nossa Superiora Geral, Madre Yvonne Reungoat, no passado dia 23 enviou para todos
Começa por dizer que a Casa Geral onde se encontra é também de todos nós – “Irmãs, jovens, leigos, famílias com quem nos relacionamos nos vários países do mundo onde estamos presentes” – e que, a partir dali e “sob o olhar de Maria Auxiliadora”, a quem pede seja sua intermediária, deseja chegar a cada comunidade, a cada casa, a cada um e a cada uma de nós para nos desejar um Santo Natal e um Feliz Ano de 2017.
Em seguida convida-nos a olhar para o Presépio de modo a encontrar em Jesus o modelo do “caminho de atenção, de busca, de saída de nós próprios para acolher os outros e para ir ao seu encontro.” E explicita: “ É um movimento que parte do coração, que leva a sair de nós próprios, a abrir os olhos, a alargar o horizonte para «nos apercebermos» e aproximarmos de todos aqueles que necessitam de nós. “
O vídeo desta mensagem é gravado no jardim da Casa Geral e a Madre, ao encontrar uma rosa em botão, oferece-a simbolicamente a cada pessoa que escuta esta sua mensagem, apresentando-a “como sinal da alegria do Natal, da esperança que desabrocha através da vinda de Jesus, como sinal de amor e também do meu afeto. Acolhei esta rosa como um dom do próprio Jesus.”
Seguidamente recorda todas as famílias do mundo em variadas circunstâncias e acrescenta: “Quero pedir o dom da fé para todas as famílias para que, acolhendo e acompanhando os seus filhos na sua busca de sentido da vida, possam encontrá-lo em Jesus que vem.”
E acrescenta ainda, dirigindo-se a nós, FMA: “Quero desejar que, também as nossas comunidades “sejam Belém”, casa onde o amor nos faz sentir família, onde o amor se torna fecundo, que as comunidades possam ser um testemunho para todas as outras famílias. Sentir-nos família, ser família, como a família de Nazaré, como a de José e de Maria que acolheram Jesus. É uma característica da nossa vocação, das nossas comunidades educativas. D. Bosco e Madre Mazzarello compreenderam que, sem criar uma família, sem dar uma família aos jovens, não se podia educar.”
E conclui com um desejo que a todos nos envolve: “ Quero desejar a todos os grupos da Família Salesiana um Bom Natal no espírito de família da qual jorram a alegria e a esperança. Os meus votos vão, em primeiro lugar, para o Reitor-mor, D. Ángel Fernández Artime, e todos os Irmãos Salesianos, Ex-Alunos e Ex-Alunas, aos Salesianos Cooperadores e Salesianas Cooperadoras, a todos os grupos da Família Salesiana, a todos os amigos, a todas as pessoas, a todas as vossas famílias.”
O modo como liga o Natal ao Novo ano lança-nos a todos um desafio: “Que a alegria e a esperança do Natal se irradiem e sejam um raio de luz na vida de cada um e de cada uma! Um raio de luz que acompanhe o Novo Ano de 2017 que, esperamos, possa ser um ano de paz. Uma paz que parta dos nossos corações e chegue a todos os recantos da terra. Que esta paz, unida à alegria e à esperança, seja o dom que Jesus traz à humanidade neste Natal e no início do novo ano.”
E também as FMA de Portugal imploram diariamente, logo pela manhã, a intercessão de Maria Auxiliadora por cada membro da Família Salesiana, por isso podemos desejar a todos:
Feliz ano de 2017!
Ir. Mª Fernanda R. Afonso
(Delegada Nacional FS)