Lançamento do Ano Pastoral: desafios para a Família Salesiana

> Notícias > Lançamento do Ano Pastoral: desafios para a Família Salesiana

No dia 27 de setembro, os responsáveis dos vários grupos da Família Salesiana reuniram-se, em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, para o lançamento do novo Ano Pastoral. Estiveram presentes mais de meia centena de representantes.

O dia teve início com a apresentação do novo tema pastoral: “Desperta! Há um lugar para Ti.”, que nos remete para o texto bíblico de Efésios 5, 14 “Desperta, tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo brilhará sobre ti”. Tal como explicou a Irmã Linda Vieira, delegada das FMA para a Pastoral Juvenil, este tema pastoral nasceu de muitas vozes: uma equipa de religiosos (FMA e SDB), jovens (Movimento Juvenil Salesiano) e colaboradores (pastoral e comunicação) aprofundou, partilhou e rezou a realidade juvenil com as suas potencialidades e desafios. Assim, o tema é um convite à autenticidade, à relação com os outros e à disponibilidade para a missão.

“Numa sociedade marcada pela fragmentação, pelo cansaço emocional e pelo ruído constante, o nosso papel, como educadores e evangelizadores, é criar espaços e relações onde cada jovem possa escutar-se, reencontrar-se e sentir-se amado e chamado”, destacou a Irmã Linda Vieira. 

Na sua intervenção, a delegada da Pastoral Juvenil apresentou, também, o logotipo do tema do ano, cujos elementos (globo, despertador, sol, rosa dos ventos, bússola e cruz) remetem para as diferentes dimensões do tema: identidade, comunidade e vocação. Destaque para a cruz, ao centro, que nos recorda que Jesus é “o ponto de partida e de chegada, o coração da nossa missão e o sentido último do nosso agir educativo”, sublinhou a delegada da Pastoral Juvenil.

Família Salesiana: chamada à ação

Tendo por base o novo tema pastoral, a Família Salesiana é, também, desafiada, ao longo deste ano, a “Despertar” e a descobrir que existe “um lugar” para si. Assim, cada um dos grupos é desafiado a conhecer a sua identidade carismática, a construir comunidade e a descobrir a sua vocação, nos ambientes em que está inserido. Para o Pe. Artur Pereira, delegado provincial para a Família Salesiana, “ninguém pode dar a conhecer algo que não conhece bem”, daí a relevância de mergulhar nas “fontes” do carisma salesiano, “revitalizando, rejuvenescendo e relançando os grupos da Família Salesiana na sua missão apostólica entre os jovens e classes populares”. Para o delegado provincial é importante promover uma “cultura vocacional”, fraterna e missionária, onde cada pessoa encontre o “seu lugar na construção do Reino”.  

Depois desta descoberta todos serão capazes de promover relações e ambientes onde os jovens se sintam olhados, amados e chamados. Espaços onde todos possam descobrir quem são e para quem são.

Datas a destacar: momentos de Família

Ao longo deste novo ano pastoral, toda a Família Salesiana é convidada a comemorar algumas datas importantes, nomeadamente: os 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana (1875); o 150.º aniversário da fundação dos Salesianos Cooperadores (1876); a preparar as comemorações da Primeira Expedição Missionária das Filhas de Maria Auxiliadora (1877); e a rejubilar com a canonização – pelo Papa Leão XIV -, da Irmã Maria Troncatti (FMA), missionária na América Latina, que se realizará no próximo dia 19 de outubro, Dia Mundial das Missões.

Planos pastorais: apresentação das diferentes propostas

Durante a tarde, todos os representantes dos grupos locais foram convidados a apresentar os seus planos pastorais, partilhando os projetos e os desafios que cada um poderá enfrentar. A pouca participação nos grupos, bem como elementos mais envelhecidos são os traços comuns à maioria.

A Eucaristia, celebrada pelo Vigário Provincial, Pe. João Chaves teve lugar na Capela da Morte de Jesus e reuniu todos os participantes como uma grande família. Na homilia, o sacerdote incentivou a Família Salesiana a continuar a sua missão com coragem, abertura e confiança em Deus, promovendo a educação e o acompanhamento de muitos jovens e famílias.