Dia 18 de abril, Sexta-feira Santa, celebra-se o 156º aniversário da fundação, por Dom Bosco, da Associação de Maria Auxiliadora.
A data assinala mais de um século e meio de devoção a Maria Auxiliadora, padroeira escolhida por São João Bosco como guia espiritual da Família Salesiana.
A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), fundada por S. João Bosco como instrumento para “promover o culto ao Santíssimo Sacramento e a Maria Auxiliadora dos Cristãos”, foi constituída canonicamente no Santuário de Maria Auxiliadora, em Turim, a 18 de abril de 1869.
Dom Bosco considerou-a “parte integrante da Sociedade Salesiana”. Pio IX, com o Breve de 5 de abril de 1870, elevou-a a Arquiconfraria com direito a agregar as associações que surgissem em qualquer parte do mundo com a mesma denominação e finalidade. A 5 de julho de 1989, “o Reitor-Mor, com o seu Conselho, reconheceu, oficialmente, que a Associação de Maria Auxiliadora faz parte da Família Salesiana”.
Atualmente, existem mais de 800 grupos ADMA, espalhados por 50 países em todo o mundo. E, tal como nos recordou, em 2019, o Cardeal Ángel Fernández Artime, então Reitor-Mor dos Salesianos: “(…) Maria intervirá prontamente sempre que for invocada com afeto filial e seguida na sua exortação sobre Jesus: «Fazei tudo o que ele vos disser» (Jo 2,5), porque Maria intervém continuamente na vida dos seus filhos. Com essa certeza, os “devotos” de Maria Auxiliadora são chamados a participar da sua realeza na luta quotidiana contra o mal, mantendo sempre acesa a luz da esperança, mesmo nos momentos mais escuros da história de uma família, de uma comunidade, de um povo”.
O Cardeal Ángel Fernández Artime destacou, ainda, na sua intervenção, o “culto eucarístico”, a par da “devoção à Imaculada-Auxiliadora” como “o ponto basilar para a espiritualidade salesiana”.
“O Cristo que domina a existência de Dom Bosco é o Jesus vivo e presente na Eucaristia, o Pão da vida, o Filho de Maria, Mãe de Deus e da Igreja. Dom Bosco viveu dessa presença e nessa presença. A Eucaristia sacrifício e sacramento, a Eucaristia de que nutrir-se, a Eucaristia presença real e adorável é, na vida de Dom Bosco, força e consolação, fonte de paz e ao mesmo tempo explosão de atividades. Para o itinerário de crescimento, seu e dos jovens, não há caminho para a santidade sem a Eucaristia. A Eucaristia é a pedra angular para a conversão radical do coração ao amor de Deus. A centralidade de Cristo é vivida, no espírito salesiano, com uma sensibilidade extraordinária de contemplação e de amor à Eucaristia…”, sublinhou o Cardeal Ángel Fernández Artime
Maria e os ADMA
Com as palavras de Dom Bosco, queremos confiar todos os grupos ADMA do mundo a Maria: “Ó Maria, Virgem Poderosa, Tu, grande e ilustre guardiã da Igreja; Tu, maravilhosa auxiliadora dos cristãos; Tu, terrível como um exército alinhado para a batalha; Tu, sozinha, destruíste todas as heresias do mundo inteiro; Tu, nas angústias, nas lutas, nas dificuldades, defendes-nos do inimigo e, na hora da morte, acolhes a nossa alma no Paraíso! Ámen”