43ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana: uma jornada de esperança e unidade

> Notícias > 43ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana: uma jornada de esperança e unidade

A 43ª edição dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS), que decorre até ao próximo dia 19 de janeiro, em Turim, conta com cerca de 375 participantes, oriundos de diversas partes do mundo salesiano.
Tendo como tema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, e alinhado com as aspirações do Ano Jubilar, o evento arrancou num clima de hospitalidade e fraternidade.

Tendo iniciado com uma calorosa receção aos participantes, momento que incentivou a ligação, a abertura e a união entre todos, o primeiro dia dos DEFS ficou marcado pela reflexão sobre o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, que partiu, em 1875, rumo à Patagónia. Os estudantes do Colégio Superior de Valdocco encenaram este evento histórico, revivendo o espírito missionário de Dom Bosco e destacando a força transformadora da esperança.

De seguida, o Pe. Leonardo Mancini, superior da Circunscrição Especial Piemonte-Vale d’Aosta, apresentou uma reflexão sobre a virtude teologal da esperança, inspirada nas palavras do poeta francês Charles Péguy, descrendo-a como a “irmãzinha” da fé e da caridade. O orador destacou, ainda, a importância de os educadores nutrirem a esperança em si mesmos e nos jovens, motivando-os a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”, enraizados na mensagem de Cristo.

O Pe. Juan Lluís Playà, delegado do Reitor-Mor para o Secretariado da Família Salesiana, abordou o tema da peregrinação como um elemento essencial para este Ano Jubilar. Nas suas palavras, a peregrinação vai além de uma caminhada, é, também, “um caminho espiritual que fortalece a fé, a caridade e a esperança”.

O Lema do Reitor-Mor para 2025

Transmitindo as saudações do Cardeal Ángel Fernández Artime a todos, e destacando o Lema do Reitor-Mor como uma tradição viva que orienta a Família Salesiana, o Pe. Stefano Martoglio, Vigário do Reitor-Mor recorreu à imagem de uma âncora para simbolizar o enraizamento em Cristo. O vídeo do Lema completou a intervenção do Vigário e explorou temas como a transformação pessoal, a essência da esperança e o impacto de manter os nossos valores mesmo no meio das adversidades. O Vigário falou sobre a esperança que nasce de um coração que ama e que se deixa amar, um coração que confia, mesmo no meio das dificuldades, porque a sua esperança é “Jesus Cristo”.

O Pe. Stefano Martoglio reforçou, ainda a ligação entre o Lema do Reitor-Mor e o Ano Jubilar, destacando a necessidade dos encontros pessoais com Deus como fonte da verdadeira esperança.

A sessão terminou com um importante e enriquecedor diálogo entre o Pe. Martoglio e os participantes, que partilharam exemplos concretos de como cultivar a esperança no dia a dia.

Aos pés da Mãe

O dia terminou, na Basílica de Maria Auxiliadora, com a recitação do terço e a “Boa Noite” do Pe. Martoglio. O Vigário do Reitor-Mor afirmou ser um “privilégio” poder fazer uma “Boa Noite” num lugar tão “significativo” para Dom Bosco e para todos os que seguem os seus passos.
Com uma programação rica e momentos de intensa espiritualidade, a 43ª edição dos DEFS promete ser uma experiência transformadora para todos, fortalecendo o compromisso de viver a esperança e a fé, no espírito salesiano.