Em Mirandela rezou-se pela paz

> Notícias > Em Mirandela rezou-se pela paz

Em Mirandela, crianças e jovens, pais e comunidade paroquial rezaram pela paz. Em resposta ao apelo do Papa Francisco, o Pe. Tarcízio Morais, em visita provincial aos Salesianos de Mirandela, presidiu à noite de oração.

A Igreja de São João Bosco em Mirandela acolheu ontem, dia 30 de novembro, a noite de oração REZAR+ E REZAR pela PAZ. Esta oração foi presidida pelo Pe. Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, e contou com a participação das crianças e jovens da Casa de Acolhimento, crianças da catequese, jovens do Movimento Juvenil Salesiano, pais, e comunidade paroquial.

No dia 7 de outubro, o Papa Francisco convocou toda a Igreja para “um dia de jejum, oração e penitência”, convidando à união aos irmãos e irmãs de outras confissões cristãs e de outras religiões, e a todos que desejam a paz no mundo, tendo pedido a todas as igrejas particulares que participassem nesta iniciativa.

Fotografias: Irene Rodrigues

Deste modo, em plena sintonia com o Papa Francisco e com a Conferência Episcopal Portuguesa, a paróquia de S. João Bosco, com os seus paroquianos e os grupos da Família Salesiana (Salesianos de Dom Bosco, Salesianos Cooperadores, Devotos de Maria Auxiliadora), reuniram-se numa vigília de oração pela paz no mundo, seguindo as pegadas de Jesus com Maria, intercedendo pela paz no mundo. Colocaram no coração de Cristo o sofrimento que a humanidade enfrenta, tantas vidas perdidas, tantas famílias torturadas pela guerra, pela fome, pela violência, pela ambição.

De acordo com um guião previamente preparado pelo coordenador de pastoral, Pe. Salvador José, os participantes refletiram e rezaram pela paz no mundo com a ajuda de crianças, jovens e catequistas. No momento da “boa-noite”, o Provincial referiu-se aos vários conflitos em curso, nomeadamente, na Ucrânia, Médio Oriente e África, onde as populações vivem em permanente estado de intranquilidade e terror. Terminou com um apelo para que todos possamos ser promotores de paz a nível pessoal e familiar.

O pároco, Pe. João de Brito Carvalho, coordenou a celebração e agradeceu a participação empenhada de todos. A próxima noite de oração ficou agendada para o dia 29 de novembro, às 21h00, ao ritmo do lema “Confia, avançamos na esperança”.