Os Retiros Quaresmais da Família Salesiana têm acontecido um pouco por todo o país. No dia 17 de março reuniram-se, em Mogofores, os membros da Família Salesiana de Mogofores, Paranhos da Beira e Ponte de Vagos.
O Retiro começou com a certeza de que Deus não se cansa de nós! Inspirados pelo tema “…ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração” (Oseias 2, 16), com a extraordinária capacidade reflexiva do Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Artur Pereira, tomámos consciência de que somos conduzidos ao deserto pelo próprio Deus, precisamos do deserto para que Ele nos fale ao coração!
Se, verdadeiramente, desejamos um mundo novo, temos de confiar que o amor que nos levou até ao Nada do deserto, nos vai levar ao Tudo que temos pela frente! Este deserto pode ser atravessado, pode ser vivido! E nesta travessia, lembramo-nos de que somos como um simples grão de areia, mas infinitamente amados pelo Pai. Nesta travessia, voltamos a valorizar o que é essencial, sabendo que a vida é muito mais do que aquilo que podemos ver, a vida é aquilo que queremos que Deus faça connosco. Precisamos da Sua ação em nós! Precisamos de conversão!
Uma vez que há Eucaristia em Mogofores às 12h00, o esquema do dia do retiro foi alterado para participarmos nesta celebração, que foi presidida pelo Pe. Joaquim Taveira. Antes da mesma, houve um momento penitencial e tempo para as pessoas se confessarem.
Depois da habitual foto de grupo, seguiu-se o almoço servido na cantina dos Salesianos.
Jesus caminhou connosco ao longo das 14 estações da Via-Sacra. Participaram, como leitores, membros dos três grupos da Família Salesiana, que se deslocaram a Mogofores.
Depois da Adoração do Santíssimo e de uma breve partilha de grupo, todos regressaram mais fortalecidos na fé a suas casas.
Maria Adelaide Torres
ADMA Mogofores