O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, recebeu, no passado sábado, dia 21 de outubro, a 37ª Peregrinação Nacional. Mais de 500 elementos da Família Salesiana participaram neste encontro que teve como tema “Dar-te-ei a Mestra”.
Convidados a deslocarem-se, no passado dia 21 de outubro, ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, para rezar à Mãe, foram muitos os peregrinos que acolheram Maria como “Mestra”.
Este ano, na celebração dos 200 anos do “Sonho dos Nove Anos” de São João Bosco, a Família Salesiana é chamada a pôr em prática, junto dos jovens, a pedagogia que aquele sonho evoca, reconhecendo em Maria a sua guia.
O encontro teve início pelas 09h00, com a receção aos grupos que iam chegam de várias partes do país. Seguiu-se a cerimónia de acolhimento, no Santuário, onde foi central a leitura do texto evangélico das Bodas de Caná e o texto do “Sonho dos Nove Anos”, escrito por Dom Bosco.
Já no pavilhão, os participantes foram convidados a refletir, com a ajuda do Pe. Paulo Pinto, sobre a frase “Dar-te-ei a Mestra” que fez parte da narrativa do Sonho. Tal como referiu o orador, uma breve análise de carácter mais teológico-espiritual ao texto do “Sonho dos Nove Anos” permitiu descobrir, curiosamente, “um conjunto de traços teológico-espirituais, apostólicos e pedagógicos”. Na opinião do Pe. Paulo Pinto, este texto é uma “fonte” à qual podemos recorrer sempre, para mantermos a nossa “fidelidade ao carisma salesiano”.
Durante a apresentação, o Pe. Paulo Pinto referiu, ainda, que o projeto educativo de D. Bosco é uma resposta ao Pai, para fazer dos jovens “bons cristãos e honestos cidadãos”. Era esse, explicou, o seu propósito de vida “fazer discípulos de Jesus, tendo Maria como Mestra”.
“Dom Bosco põe-se à frente dos rapazes, conquistando-os com a caridade”, referiu o orador. “É tarefa dos educadores, como pastores, transformar os animais ferozes, transformar lobos em cordeiros, usando para tal o Sistema Preventivo traçado por São João Bosco”, sublinhou o Pe. Paulo Pinto.
Manifestação de fé
A Eucaristia, presidida pelo Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. Tarcízio Morais, reuniu, uma vez mais, toda a Família Salesiana no Santuário.
A homilia incidiu no tema da peregrinação. Maria, Mãe e Mestra, pede para realizarmos a vontade do seu filho em tudo, foi recordado. A missão da Família Salesiana é partir para responder ao grito dos jovens que mais precisam.
Durante a tarde, e já depois do almoço, os peregrinos recitaram o terço, meditando os Mistérios Gozosos.
Seguiu-se, a procissão em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, que deu mais vida às ruas da freguesia que acolhe o Santuário. Magnificamente ornamentados, os andores de Nossa Senhora Auxiliadora, de São João Bosco e de e de Maria protetora das Famílias de Caná, saíram à rua, levando atrás de si, uma multidão que não quis deixar de demostrar a sua fé e devoção. A Banda Juvenil de Poiares acompanhou todo o percurso, durante o qual se meditaram os Mistérios Gloriosos, rezando o terço pelas intenções do Papa e pela paz no mundo.
No final do dia todos partiram para as suas casas com a certeza de que a bênção de Maria Auxiliadora, tantas vezes dada por Dom Bosco, seguia com eles, no seu coração, para a todos guiar, segundo a vontade de Deus.
Fotos: Irene Rodrigues