ANS Madrid | “Não é possível banhar-se duas vezes no mesmo rio”, costumava dizer Heráclito. Embora a atividade da Associação dos Cooperadores Salesianos (ASSCC) disponha de ciclo próprio, os mesmos temas nunca são tratados da mesma forma. É por isso que cada Consulta, cada reunião e cada momento possui um impacto próprio na vida da Associação, a qual deve ajudar a melhorar seus membros, não só como grupo associativo mas também como comunidade eclesial.
Em 10 e 11 de junho, foi realizada, em Madrid, a Consulta Regional Ibérica (Espanha-Portugal) dos Salesianos Cooperadores (SSCC), que reuniu os coordenadores das seis Inspetorias da Espanha e de Portugal, os Delegados para a ASSCC dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, a Secretaria Executiva Regional (SER) e diversos convidados, num total de 37 pessoas.
A Consulta Regional ocorre tradicionalmente duas vezes por ano e costuma ser um encontro impregnado de fraternidade, no qual se partilham experiências interprovinciais, para avançar na tarefa apostólica que depois se articula em cada centro local.
Sábado foi o dia mais movimentado do evento. Foram discutidos todos os pontos e propostas do documento “Critérios para a animação e funcionamento da Consulta Regional”, que será aprovado no próximo Congresso Regional (2024).
Também foi apresentado o projeto trienal ‘Plan Llama’, como material de trabalho para as Províncias. Um programa, cujo nome já indica ser chamado (llamado, em espanhol) e ser uma chama (llama) que dá luz e calor. De fato, as atividades do triênio concentram-se no chamado a caminhar juntos e a ser fermento e luz. Além disso, constituem um plano preparatório para o 150º aniversário da Associação (2026) com vistas a renovar o zelo apostólico e o testemunho de vida salesiana entre os jovens. Antes disso, em vista do ano de 2024 e do bicentenário do ‘Sonho de Nove Anos’, de Dom Bosco, o itinerário se propõe renovar a vida dos SSCC de forma criativa e original, por meio das oito Bem-Aventuranças, ou Beatitudes.
O sábado, 10 de junho, também incluiu uma sessão de formação sobre a encíclica do Papa Francisco «Laudato Si’», que constitui outra linha de trabalho para o triênio; além da discussão de outros temas como a escolha da sede do próximo encontro regional, que terá a função de orientar o próximo sexênio da Região.
No domingo, foi avaliada a situação econômica da Região e do Programa de Cooperação Salesiana para os Jovens do Mundo (CSJM) para fortalecer a solidariedade econômica na Associação em todos os níveis.
O último dia de evento contou com a presença do P. Juan Carlos Pérez Godoy, Conselheiro para a Região Mediterrânea, e do Cardeal salesiano Cristóbal López Romero, Arcebispo de Rabat, no Marrocos, que se encontravam em Madri para a ordenação de cinco salesianos, ocorrida no sábado anterior.
O fim de semana terminou na Eucaristia de ‘Corpus Chriti’, presidida pelo P. Pérez Godoy, e com almoço comunitário na companhia do Cardeal López Romero – um final oportuno para agradecer e renovar as forças para enfrentar o emocionante caminho que se avizinha.
Enrique Navarro,
da ASSCC