Um dia, S. João Bosco passou pela pequena praia da Aguda (Vila de Arcozelo), através das Filhas de Maria Auxiliadora encontrou lugar numa casa que acolheu durante muitos e bons anos inúmeras crianças e jovens, essa casa chamava-se “Colónia”, e lá cresceu uma comunidade educativa, um centro juvenil: “Promotores da Paz” que continua ativo desde a sua pequena semente lançada em 1985, e também, uma Família Salesiana mais alargada com os pais e amigos das irmãs salesianas, constituíram o primeiro grupo dos salesianos cooperadores da casa da Aguda, naqueles já distantes anos 80 do passado século.
Porém, nem todas as casas podem durar para sempre, por isso, apesar da tristeza e recordações que deixou na nossa memória, enxertamos a nossa família salesiana das instalações antigas da “Colónia” da Aguda, para a nova casa do Externato de Nossa Senhora de Fátima, na vila de Arcozelo, no ano de 1995 e D. Bosco manteve o seu lugar entre nós.
No ano seguinte, uma renovação surge nessa nova casa, o grupo dos salesianos-cooperadores, que se tinha entretanto desvanecido no tempo, ganhava agora novo alento, com as promessas de novos elementos que são até hoje os alicerces do nosso grupo. E, de fato, foi a partir de então, que a presença dos salesianos cooperadores na comunidade se tornou mais forte.
Desde esse ano de 1996, o grupo cresce, através da ação dos seus membros espalhados pelas paróquias vizinhas, na catequese, em ações sociais caritativas, na comunidade educativa e sobretudo na pastoral juvenil, dá vida e promove o carisma de D. Bosco pelo seu compromisso, vida em comunhão, trabalho e no seu apostolado quotidiano.
Neste triénio do bicentenário, uma nova esperança anima o grupo, divulgar e anunciar a vida e obra do nosso santo fundador, renovar a nossa missão pastoral e acima de tudo a boa notícia que surge em cada um dos últimos três anos, a adesão de novos aspirantes, professoras, paroquianos, pais, e mais relevante, jovens animadores do centro juvenil, que encontram na sua vocação de estar ao serviço dos jovens, a identidade carismática e apostólica do salesiano cooperador.
Nós, grupo, sentimos que hoje, S. João Bosco encontra lugar nos nossos corações, na nossa família, na nossa comunidade e na nossa ação pastoral na Igreja, seguindo o modelo do Bom Pastor, que tem em Arcozelo um rebanho de pessoas e jovens a acompanhar, sendo “salesianos em ação pelo mundo no apostolado juvenil e popular”.
Letra do hino dos SSCC de Arcozelo
Música do hino dos SSCC de Arcozelo
Da Mihi Animas!
Valter Silva, coordenador do grupo de SSCC de Arcozelo