A 19 de abril de 1936, passados apenas 10 anos após a chegada dos Salesianos a Évora, sendo “assistente” dos ex-alunos do Oratório de S. José o padre Pedro Morais, realizou-se uma assembleia geral tendo em vista a criação do Centro dos Antigos Alunos, na qual participaram 80 ex-alunos…
Muito importante para o futuro do Centro dos antigos alunos de Évora foi a fundação do Círculo de S. Domingos Sávio, que em 1954 dá os primeiros passos, e mais tarde, com o padre Fernando Valente, é reavivado, havendo elementos desse tempo que ao longo dos anos fizeram parte dos corpos sociais, como acontece até ao presente. Outros, desse tempo, agora chamados Antigos Alunos, têm sido participantes assíduos nos Dias Locais e noutras iniciativas realizadas pelo Centro.
Em 1976, foi criada a Flâmula azul para entrega aos antigos alunos que perfizessem 50 anos após a sua entrada no Oratório de S. José.
Em 2001, passados mais vinte e cinco anos, dá-se início à entrega da Flâmula amarela aos antigos alunos com 75 anos de entrada no Colégio. Ambas as flâmulas são entregues com o emblema de Dom Bosco. Oportunamente, no Centro dos Antigos Alunos, é criado o setor do desporto “federado”, para rapazes dos 9 aos 16 anos, na modalidade de futebol, tendo sido conquistados vários títulos distritais, nas categorias de infantis, iniciados e juvenis.
Esta atividade é encerrada, passados 20 anos, pelo facto de, no espaço ocupado pelo campo de futebol, ter sido construído o Pavilhão Dom Bosco. Durante treze anos, o Centro organizou o maior torneio de futebol amador, havendo anos em que participaram mais de quatro centenas de atletas, dirigentes, árbitros e outros intervenientes.
O Centro dos AAS, sediado no espaço do Colégio, está aberto nas tardes de sábado e conta com cerca de setecentos associados.