O Pe. Simão Cruz faz a seguinte memória sobre o centro local dos salesianos cooperadores de Lisboa:
“Este centro reativou a sua atividade há cerca de três anos, após o convite do Provincial, o Sr. Pe. Artur Pereira, a um grupo de animadores da paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em 2013, ao reunir-se, por altura da festa de S. João Bosco, com um grupo de cerca de 15 jovens empenhados como catequistas e animadores de escuteiros da paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres/Lisboa, lançou-lhes um desafio: «Porque não pensais em ser salesianos cooperadores?». O desafio foi aceite.
O primeiro encontro com o delegado local, P. Simão Cruz, para explicar o que é a Associação dos Salesianos Cooperadores foi a 23 de fevereiro de 2013. Hoje, seis deles já fizeram a sua promessa. De notar duas coisas: são três jovens casais: o Rui Madeira e a Patrícia Madeira, o Paulo Salgado e a Cláudia Salgado, o João Arezes e a Inês Arezes. Eles são como que um «rebento» novo de um tronco antigo bem robusto noutros tempos e que agora retoma vida. Na história desse tronco que foi árvore frondosa e que agora volta a ser ficam inscritos nomes ilustres como o do José Bruno Teixeira e sua esposa Helena Teixeira, agora junto de Dom Bosco, a interceder pelos novos irmãos cooperadores do centro local de Salesianos de Lisboa.
As primeiras promessas realizadas após este período de interregno foram realizadas no passado dia 30 de janeiro, sábado, por ocasião da Festa de Dom Bosco, na eucaristia vespertina da comunidade paroquial. Estiveram presentes o Sr. Pe. Provincial, Pe. Artur Pereira, o delegado local da família salesiana, Pe. Simão Cruz, o delegado provincial da família falesiana, Pe. J. Rocha Monteiro e a coordenadora provincial dos salesianos cooperadores, Maria José Barroso.
Os próximos desafios deste grupo passam por ampliar o número de aspirantes e concluir a formação dos atuais aspirantes, bem como encontrar o seu espaço de serviço ativo na Igreja e na sua paróquia.