O Centro local da Associação dos Salesianos Cooperadores de Paderne, (Algarve) nasceu a partir da presença das Filhas de Maria Auxiliadora nesta localidade, desde 1992. As Irmãs foram apresentando a vocação de Salesiano Cooperador como uma forma laical de viver o carisma de D. Bosco na Igreja.
Três casais aceitaram a proposta e, depois de acompanhados na sua formação pela Ir. Libânia Castanheira, fizeram a sua promessa em Fátima, no dia 12 de janeiro de 2008, por ocasião da apresentação do Lema do Reitor-Mor. O grupo nasceu alguns meses depois da comunidade das Irmãs ter deixado a obra paroquial de Paderne para, a pedido do Sr. Bispo, desenvolver a sua acção pastoral no Colégio de Nossa Senhora do Alto em Faro. Devido à distância da comunidade FMA a que se associaram outras circunstâncias, o grupo dos Salesianos Cooperadores sentiu-se um pouco. A Delegada e a Coordenadora vão fazendo todo o esforço para manter viva a chama do carisma e do entusiasmo. Entretanto, como raios de esperança foram surgindo três aspirantes que têm vindo a fazer a sua formação para também elas se comprometerem com Deus e com a missão salesiana.
Apesar das dificuldades, os Salesianos Cooperadores têm sentido de pertença à Família Salesiana e à Igreja local. O grupo, nos seus diversos membros, desenvolve a sua acção pastoral na paróquia com a colaboração no Banco Alimentar; a divulgação da boa imprensa das Edições Salesianas por ocasião dos tempos litúrgicos do Advento, Quaresma e mês de Maria; o voluntariado no Centro Social Paroquial e no Cartório; participação nos serviços de ornamentação da igreja, no coro, nas leituras; a integração nas comissões de festas religiosas, administração da comunhão aos doentes e outros.
Os Salesianos Cooperadores reúnem-se várias vezes ao ano e celebram com a comunidade das FMA as festas de D. Bosco e Maria Auxiliadora no Colégio. Tanto quanto lhes é possível, participam no Retiro e Peregrinação da Família Salesiana a Fátima. Sente-se um pouco a pena de não estar próximos de outros grupos e comunidades salesianas para um enriquecimento mútuo, mas são estas as circunstâncias que nos são dadas viver. Com a bênção de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores seguirão em frente, aguardando também a erecção canónica do Centro.