Mês de Maria, mês de santa piedade, mês de misericórdia | Família Salesiana

> Palavras ao Ouvido > Mês de Maria, mês de santa piedade, mês de misericórdia | Família Salesiana

Mês de Maria
Mês da santa piedade
Mês de misericórdia

Foi grande este mês de Maria, agora a terminar na festa da Visitação de Nossa Senhora, com Maria no seu cântico do Magnificat, indicativo que ilumina e encoraja os caminhos do viver crente. Peregrinámos até Fátima, deixamo-nos entusiasmar pela presença de tantos irmãos e irmãs da Família Salesiana. 

Deixo-vos aqui uma reflexão que serviu de abertura ao encontro de Avaliação, no passado dia 28, em Fátima. Que ele alerte o nosso coração para estarmos todos presentes em Setembro quando teremos que programar e calendarizar 2016-2017. 

Em tempos de Avaliação
Bem-vindos todos a este dia voltado para a Avaliação. É o tempo da colheita e da ação de graças a Deus por tudo o que fomos realizando ao longo do ano. O homem moderno criou o tempo livre e perdeu o sentido da festa. Hoje, a festa como “tempo livre” é vivida no contexto do fim-de-semana, que tende a dilatar-se cada vez mais e adquire caraterísticas de dispersão e de evasão. 

A Avaliação é o tempo da graça do Senhor. Que a partilha de atividades e de novos projetos seja o eco de vida recebida, celebrada e entregue. Dar tudo é a medida de Deus e a lógica do Evangelho. Desta maneira nossas mãos se transformarão em mãos eucarísticas para tratar o irmão doente para regressar à vida onde a seiva do amor circula intensamente, para comungar com os critérios evangélicos do amor, da solidariedade e da partilha. Com tudo o que tenho e tudo o que sou. Partir das coisas, do trabalho e das relações é o saber da vida. Ter uma visão da vida como um bem, uma coisa boa, onde existir é um existir na alegria salesiana, escola de santidade como S. João Bosco explicou a Domingos Sávio. Numa vida espiritual alimentada e cuidada, para crescer e ser fecunda.  

Estamos em Fátima. Maria ajuda-nos a viver o tempo como graça. É importante não se fechar ao amor de Deus, aos seus dons, não seguir os nossos pensamentos e projetos, mas através de Maria, abrir-se à grande aventura do amor de Deus. Iniciamos, no passado dia 13 de Maio, o último ano para o Centenário das Aparições que vão estar nas nossas programações em Setembro. Assumamos o compromisso como filhos e filhas de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, unidos pelos mesmos carismas, movidos pelo mesmo Espírito Salesiano. 

Fátima, 28 de Maio de 2015
P. J. Rocha Monteiro
Delegado