O Salesiano Cooperador é um cristão de fé viva e convicta, que quer testemunhar Cristo ao mundo. Tornar-se salesiano cooperador é um dom do Espírito e uma escolha livre, logo, torna-se necessário fazer um caminho para verificar as motivações, aprofundar o conhecimento do dom recebido e experimentar com outros a beleza de viver os valores da espiritualidade salesiana.
A Formação é uma exigência da nossa identidade. Iniciamos a nossa vida como membros com identidade. Surge então a questão: Que Salesiano Cooperador queremos formar? A resposta encontra-se no Projecto de Vida Apostólica que traça a identidade do Cooperador.
Não somos um grupo qualquer. Temos algo que nos distingue: o carisma. Para crescer em identidade e no sentido de pertença é fundamental o sentido de comunidade porque é nesta que se encontra o carisma que estamos chamados a viver.
Mas o que é a formação? É o empenho e o esforço que a pessoa exerce, também com a ajuda de outros, para desenvolver harmoniosamente todas as dimensões da sua existência.
Para acompanhar o processo de discernimento do aspirante, a Associação promove itinerários formativos estruturados e flexíveis, quer comunitários, quer pessoais. A ASC sustenta a formação dos SC no amadurecimento da sua escolha vocacional e no seu contínuo desenvolvimento. É uma formação programada, que proporciona a cada um algumas oportunidades concretas, e portanto integra a formação pessoal e alimenta o sentido de pertença à Igreja, à ASC e à FS.
Este percurso não se limita apenas à reunião mensal: Se se entra, fazemos parte de uma família, a FS. Deve viver o «espírito de família» na Associação. O itinerário formativo é exigente; É um tempo para fazer discernimento. Iniciar este itinerário não significa concluí-lo com a promessa.
O itinerário formativo compreende o estudo e a análise de alguns temas formativos relativos à esfera humana, cristã, eclesial e salesiana: Palavra de Deus, documentos da Igreja, Vida e obra de D. Bosco, documentos do Reitor-Mor, Espiritualidade e Santidade Salesiana, Vida e Obra dos Santos veneráveis da FS, entre outros. A formação significa conhecer bem os documentos que regem a nossa vida, se não os lemos, se não os conhecemos, não crescemos.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC