A nossa devoção a Maria Auxiliadora, que enfatizamos de maneira especial neste mês, com a Novena e a Festa a Ela dedicadas, empenha-nos a testemunhar a sua materna presença em todos aqueles que estão longe de Deus e a viver provações, como guerras, doenças, injustiças. Através da oração e do exemplo, somos chamados a aproximar os corações que estão longe de Deus e da sua graça.
Maria Auxiliadora está connosco e intercede por nós todos, a fim de que, com amor e coragem, testemunhemos a fé e exortemos as pessoas para que olhem e se consagrem ao seu Imaculado Coração. Ela envia-nos para que, como pequenas luzes do mundo, instruídos pelo seu materno amor, brilhemos claramente com um pleno esplendor. A oração ajudar-nos-á, porque a oração salva, salva o mundo. Exorta-nos a não termos medo de dizer a verdade, a não termos medo de mudarmos a nós mesmos e o mundo, difundindo o amor, fazendo com que seu Filho seja conhecido e amado, para que na nossa vida reine o amor: o amor que vive, o amor que atrai, o amor que dá vida. Espera que reconheçamos, sirvamos e difundamos seu Filho. Um aspeto que caracteriza a nossa Associação é a sua dimensão popular do carisma salesiano, que encontra uma expressão típica na piedade popular.
“O termo “piedade popular”, aqui, designa as diferentes manifestações cultuais, de caráter privado ou comunitário, que, no âmbito da fé cristã se expressam principalmente, não da maneira da sagrada Liturgia, mas com as formas peculiares derivadas do caráter de um povo ou de um grupo étnico e de sua cultura. A piedade popular, justamente considerada como um “verdadeiro tesouro do povo de Deus,” “manifesta uma sede de Deus, que apenas os simples e os pobres podem conhecer; torna-se capaz de generosidade e sacrifício para o heroísmo, quando se trata de manifestar a fé; comporta um sentido vivo dos atributos profundos de Deus: a paternidade, a Providência, a presença amorosa e constante; gera atitudes internas, raramente vistas em outros lugares, na mesma medida: paciência, sentido da Cruz na vida quotidiana, desapego, abertura aos outros, devoção”.
Na tradição salesiana é bonito recordar a difusão da imagem da Auxiliadora nas casas, nos bairros, levando a presença de Maria de forma ramificada, suscitando um movimento espontâneo de fé, de oração, de caridade. Uma outra realidade em crescimento na nossa Associação é a divulgação das graças recebidas pela intercessão da Auxiliadora, dos santos, dos beatos, veneráveis e servos de Deus da Família Salesiana. É uma forma concreta de viver a Comunhão dos Santos, experimentar a proximidade, a intercessão, o auxílio de tantos irmãos e irmãs que, em Deus nos apoiam e nos acompanham nas provações e lutas da vida.
Estamos no mês da Auxiliadora; estamos presentes em tantas partes do mundo a honrá-la sob este título. Expressemos a Ela os nossos agradecimentos por renovar a nossa Associação e empenhemo-nos a fazer crescer os nossos grupos da ADMA em quantidade e qualidade.
Mensagem mensal ADMA Online | Maio 2017
Turim – Valdocco 24 de maio
Sr. Lucca Tullio, Presidente
Pe. Pierluigi Cameroni SDB, Animador espiritual