Hoje, dia 20 de maio de 2025, o Instituto Secular das Voluntários de Dom Bosco (VDB) celebra 108 anos de existência. Fundado a 20 de maio de 1917, em Turim, Itália, pelo Beato Filipe Rinaldi, o terceiro sucessor de São João Bosco, o Instituto nasceu como resposta ao desejo de três jovens mulheres — Verzotti Maria, Riccardi Francesca e Luisa Carpanera — que, guiadas por Dom Rinaldi, iniciaram uma verdadeira “revolução silenciosa”, ao consagrarem suas vidas a Deus no mundo secular.
As Voluntárias de Dom Bosco (VDB) são mulheres leigas consagradas, que, em resposta ao amor divino, entregam as suas vidas como um dom total, para servir a Deus e à humanidade. Vivendo sozinhas ou em família, dedicam-se a uma missão inspirada pelo espírito salesiano de Dom Bosco, caracterizada pela solidariedade, a esperança, o otimismo maduro, vivendo uma vida enraizada na oração e na devoção a Maria Auxiliadora.
O Instituto destaca-se pela originalidade da sua consagração secular. As VDB atuam no mundo como testemunhas de fé e amor, e estão presentes em diversos contextos, desde a cultura, passando pelos meios de comunicação social, até aos mais variados âmbitos de relação humana. Sem trajes distintivos ou vida em comunidades religiosas, as consagradas inserem-se, ativamente, no quotidiano da sociedade, promovendo a transformação e os valores cristãos de dentro para fora.
Mais de um século de serviço e inspiração
Desde o nascimento oficial do Instituto, as Voluntárias de Dom Bosco têm representado um exemplo vivo do compromisso cristão no mundo contemporâneo. Unidas por um profundo sentido de pertença à Igreja, ao Instituto e ao mundo, elas continuam a seguir os passos de Dom Bosco, levando adiante o carisma salesiano, em todas as dimensões da sua vida.
Em 2025, os 108 anos que, hoje, celebramos reforçam o compromisso das VDB em continuar a sua missão como mulheres de fé, esperança e caridade, mantendo vivo o legado de Dom Bosco e a visão de Dom Rinaldi.