Papa Francisco: Mensagem do Províncial

> Notícias > Papa Francisco: Mensagem do Províncial

Mensagem de pesar do Provincial pelo falecimento do Papa Francisco

A humanidade fica hoje mais pobre. Discurso coerente, feito de palavras e de obra. Sinodal, aberto a todos. Acolhedor dos mais frágeis, dos últimos. Homem de fé, confiança e esperança.

Partiu o Papa Francisco. O Papa da simplicidade, da presença, da escuta, de Cristo. Pastor, bom pastor, da casa comum, da fraternidade universal, da humanidade do amor, de Evangelho de Alegria. Uma alegria contagiante, empática e verdadeira para todos. Uma vida apagando as periferias, tornando-as próximas, visíveis. Uma voz em defesa dos mais pobres, dos últimos, dos mais distantes. Uma atitude de escuta, de atenção, de permanente inconformismo. Rasgando paradigmas, modelos, atitudes.

Descalçando, como Pedro, as sandálias dos poderes, das prepotências, das distâncias. Com o Papa Francisco, tudo foi diferente. Uma lição de humildade e simplicidade. Austeridade e entrega. Francisco no nome, Francisco na vida. Determinado, de frases claras, sem rodeios, calou fundo. De estilo simples, mas incisivo, fez-se entender, fez-se ouvir, fez-se de todos. Forte na fragilidade, sério na forma de responder aos desafios, próximo de quem mais precisa, ousou fazer e ser diferente. Lavou os pés a prisioneiros e refugiados, numa “Igreja em saída”. Ligado ao mundo, longe dos poderosos, pobre para os pobres, foi nosso. Jovem na sua idade avançada, fez crescer em nós, e, em todos, a misericórdia, a justiça, a beleza da criação, a bondade do acolhimento aos refugiados e migrantes, a força da fé, a necessidade da paz, a confiança na abertura, no encontro, na paz necessária. Porque “Cristo Vive e é a nossa esperança”, foi (e será) para os jovens referência de significatividade e de empatia. De todos, todos, todos!

Obrigado, Papa Francisco!

Pe. Tarcízio Morais
Provincial