O Papa Francisco foi um verdadeiro pastor que agora deixou o seu rebanho para voltar ao nosso mestre e Pai – o lugar onde todos nós pertencemos. A sua partida deste mundo para a eternidade deixou um vazio fértil – uma perda profunda – um mundo em luto e honrando o cumprimento da sua missão pastoral.
Ele deixa um legado de uma Igreja próspera, que anseia por proximidade com o seu povo, um desejo de justiça social e ecológica, uma busca de amor e aceitação, e por um mundo pacífico que acabe com todos os conflitos,
Ele abriu as portas da Igreja para acolher a todos, independentemente da crença, língua, identidade ou cidadania. Acolheu todos à mesa da humanidade, procurando derrubar barreiras e servindo o amor, a justiça, a paz e a esperança.
Ele foi um forte defensor de todos aqueles que viviam à margem de todas as comunidades dentro e fora da Igreja. Ele criou espaços corajosos na Igreja para todos aqueles que foram marginalizados. Ele amorosamente ofereceu Esperança com seu sorriso!
Viveu o seu papado não à distância, mas no meio dos marginalizados. Ele era a voz deles. Escolheu estar perto dos pobres, dos excluídos, dos migrantes, dos prisioneiros, dos refugiados, dos doentes, dos idosos, dos sem-abrigo e de todos os que se encontram na miséria. Exortou-nos não só a rezar por estas pessoas, mas a agir e a tornarmo-nos discípulos da mudança para os mais necessitados.
Para nós, ex-alunos e amigos de Dom Bosco, ele foi um de nós! Recordou com alegria o tempo que passou na paróquia salesiana quando visitou a avó e na escola salesiana de Ramos Mejia, em 1948. Recordou com estima a sua educação salesiana e viveu uma vida extraordinária de verdadeiro filho de Dom Bosco, sendo um cidadão íntegro e um bom cristão.
Ao imortalizarmos a sua presença entre nós, continuemos a trazer luz onde há trevas, levemos esperança onde não há esperança, transformemos a injustiça em justiça, mostremos cuidado num ambiente indiferente, acolhamos aqueles que não são bem-vindos, levemos cura a toda a dor e divisão. Mantenhamos viva a sua alma entre nós.
Com profundo respeito e afeto fraterno em Dom Bosco,
Bryan Magro,
Presidente da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco
Fonte: ANS