José Cerca
Com a presença do Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Artur Pereira, a Família Salesiana de Arouca evocou a memória de S. João Bosco no dia nove de fevereiro.
A festa deste ano foi enriquecida com a Promessa Apostólica de um grupo de sete aspirantes a Salesianas Cooperadoras que tiveram uma tarde de formação sobre o Projeto de Vida Apostólica, na véspera, dia oito, que encerrou com um tempo de adoração na igreja jubilar do Mosteiro de Arouca.
O programa da festa começou com um encontro de oração diante do altar de Nossa Auxiliadora que tem a particularidade de ter, além de um pequeno busto de Dom Bosco, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que há mais de 60 anos fez parte da antiga capela dos Salesianos, quando o Colégio Salesiano funcionou, durante 22 anos, em espaços do Mosteiro de Arouca.
Terminado o momento de oração o busto de Dom Bosco foi levado em procissão para lugar próprio junto do altar-mor, onde decorreu a Eucaristia concelebrada pelo Delegado Nacional da Família Salesiana e do pároco Luís Mário.
Após a homilia seguiu-se a Promessa Apostólica das novas Salesianas Cooperadoras, com a entrega a cada uma delas do seu respetivo Diploma de entrada na Associação dos Salesianos Cooperadores, fundada pelo próprio Dom Bosco há cento e cinquenta anos. Seguiu-se a renovação da Promessa Apostólica dos restantes membros da Associação aí presentes.
![](https://familiasalesiana.pt/wp-content/uploads/sites/23/2025/02/20250209-promessas-arouca-min-1024x484.avif)
Tempo de convívio
Depois do almoço, num dos restaurantes da Vila, teve lugar, nas instalações da Academia Sénior de Arouca, gentilmente cedidas, para o efeito, pela sua Direção, um momento de convívio.
Durante esse momento foi entregue solene e publicamente a cada uma das novas Salesianas Cooperadoras, não só o Projeto de Vida Apostólica, mas também um pequeno livro sobre Dom Bosco, com dedicatória assinada pelo Pe. Artur Pereira. Seguidamente foi lida, pelo Delegado Local, prof. José Cerca, uma mensagem da Coordenadora Provincial recentemente eleita, Rosa Mateus que deu as boas-vindas às novas Salesianas Cooperadoras e se congratulou pelo seu “compromisso de viver o carisma de Dom Bosco no mundo, sendo sinais e portadoras do amor de Cristo aos jovens e àqueles que mais precisam.”
Nessa mensagem, lida pelo Delegado Nacional, a Coordenadora Provincial desejou às novas salesianas cooperadoras de Arouca que “Sejam luz e esperança, levando por diante o sonho de Dom Bosco com generosidade e alegria! Sejam bem-vindas a esta grande família!”
Antes de regressar a Lisboa o Delegado Nacional da Família Salesiana manifestou a sua satisfação pelos novos membros que hoje deram entrada na Associação dos Salesianos Cooperadores, salientando a importância de todos colaborarem na revitalização e rejuvenescimento, animação e dinamismo da Associação, que dentro da Família Salesiana, pretende manter vivo o espírito de Dom Bosco em Arouca, através das mais diversas atividades culturais, desportivas e pastorais dando cumprimento à missão apostólica dos Salesianos Cooperadores. Foi um excelente dia este que viveram juntamente com a comunidade eclesial de Arouca.
![](https://familiasalesiana.pt/wp-content/uploads/sites/23/2025/02/20250209-promessas-arouca2-min-1024x484.avif)