Os Salesianos Cooperadores de Portugal têm um novo Conselho Provincial para o triénio 2025-28. Foram eleitos como Coordenador Provincial: Rosa Mateus (Porto); Administrador: Irene Rodrigues (Mirandela); Secretário: Andreia Godinho (Setúbal); Formador: Sérgio Carvalho (Porto); e vogal: Anabela Lobão (Mirandela). Do Conselho fazem, também, parte os Delegado Provinciais, Pe. Artur Pereira (SDB), e Irmã Aldina Grazina (FMA).
Os Salesianos Cooperadores são uma Associação Pública de Fiéis, com sede em Roma, e fundada por São Bosco em 1876. O objetivo de São João Bosco foi fundar uma sociedade cujos membros partilhassem o mesmo projeto, mas como membros externos (leigos vivendo no mundo), seguindo um Projeto de Vida Apostólica.
O Salesiano Cooperador responde a uma verdadeira “vocação”, aberta a toda e qualquer condição cultural e social. É um verdadeiro salesiano no mundo. Vive a sua fé inspirando-se no projeto apostólico de Dom Bosco e participando na mesma missão juvenil e popular. A sua ação exerce-se, sobretudo, na família, nas estruturas civis, culturais, sociopolíticas e económicas; nas estruturas eclesiais, enquadradas nas obras dos salesianos e salesianas, e outras sob formas diversas. Através do empenho apostólico, o Salesiano Cooperador procura realizar, na sua vida, a santidade evangélica.
A Associação dos Salesianos Cooperadores prepara-se para assinalar, no próximo ano, o seu 150.º aniversário, uma vez que foi reconhecida com personalidade jurídica autónoma, no dia 9 de maio de 1876, pelo Papa Pio IX, como “União dos Cooperadores Salesianos”.