Retiro Quaresmal da Família Salesiana: “(…) Ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração”

> Notícias > Retiro Quaresmal da Família Salesiana: “(…) Ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração”

Teresa Albuquerque Vaz, membro do grupo ADMA de Lisboa, participou, no passado dia 2 de março, no Retiro Quaresmal da Família Salesiana, que teve lugar nos Salesianos de Manique. O tema foi “(…) Ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração”.
O retiro reuniu diferentes grupos da Família Salesiana oriundos de Manique, Estoril, Monte Estoril e Cascais.

“Confesso que quando soube do número de participantes assustei-me e pensei que iria ser impossível fazer silêncio mas… enganei-me, todos queríamos ser conduzidos ao deserto, ao lugar do primeiro amor, como nos diz o profeta Oseias, de coração disponível para entrar na intimidade com Deus.

Os primeiros momentos a oração de Laudes e a reflexão prepararam-me para a caminhada, o cântico que cantámos (O Povo de Deus no deserto) fez-me lembrar o Povo de Israel e senti-me a caminhar em busca de Ti, o Deus que não se cansa de mim, de nós.

A Adoração ao Santíssimo foi um ponto de chegada, onde deixei que o coração escutasse e deixei-me envolver no Mistério do Amor e da Reconciliação.
Seguiu-se o almoço e tempo livre.

A Via Sacra foi o momento de acompanhar Jesus, pensando nas minhas quedas e fracassos, das vezes que sou cireneu, de ter Maria como Mãe e sentir-me filha de uma Mãe que nunca desiste de mim, de todos os que carregam a cruz da guerra, da fome… e tantas outras cruzes.
E o final, a grande Festa da Eucaristia, onde Jesus se dá e fica para sempre connosco.

No Ofertório cada grupo da Família Salesiana levou ao altar um símbolo, que preparou para apresentar, juntamente com o pão e o vinho.

Foi um dia de encontro rico, profundo, leve e muito bem organizado. Como membro desta Família quero agradecer a Nossa Senhora Auxiliadora e a São João Bosco a sua presença neste encontro, bem como a todos os que tornaram possível este dia.

Lindo dia de Família Salesiana”.

Teresa Albuquerque Vaz
ADMA Lisboa