Tem início, hoje, dia 30 de novembro, no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a 28ª Cimeira da ONU sobre as alterações climáticas (COP28). Unamo-nos, em oração, ao Papa Francisco.
Reunindo representantes de mais de 190 países, para além de 200 empresas particulares e organizações da sociedade civil, o COP28 é uma importante conferência sobre as alterações climáticas.
O Setor para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana e o ‘Don Bosco International’ (DBI), organismo que representa os Salesianos de Dom Bosco nas instituições da União Europeia, unem-se às orações do Papa Francisco para que este encontro não seja apenas um evento, mas produza compromissos importantes, com efeitos duradouros e sustentáveis, para o planeta e para toda a humanidade. Somos também convidados a rezar pelo Santo Padre que, por motivos de saúde, não poderá comparecer pessoalmente ao encontro, como estava previsto.
Somos, então, convidados a rezar para que: os representantes da humanidade decidam por uma transição rápida e justa de forma a acabar com a era dos combustíveis fósseis, pondo fim à exploração e desenvolvimento de novos projetos, e reorientando o financiamento e os investimentos para energias limpas e renováveis; cada país decida assumir a própria responsabilidade, reduzindo as emissões e, portanto, outras perdas e danos que já se fazem sentir nos países em desenvolvimento; os governos não se escondam atrás dos mercados de carbono, que produzem soluções questionáveis e ineficazes do ponto de vista das emissões; os países ricos ofereçam recursos aos países em desenvolvimento para que estes possam contar com acesso à energia limpa, consigam adaptar-se a um clima cada vez mais quente e seco, sejam compensados pelos impactos aos quais não é possível adaptar-se e, também, pelos danos e perdas sofridos.
Foto: Agência Ecclesia