Ocorrendo a 25 de novembro o 167º aniversário da morte da mãe de D. Bosco, Margarida Occhiena, o núcleo local dos Salesianos Cooperadores de Arouca quis evocar a memória desta extraordinária mulher, declarada Venerável por Bento XVI, em 2006.
O primeiro momento teve lugar no espaço de formação mensal em que foi projetado e comentado um vídeo sobre Mãe Margarida, ela que foi a primeira cooperadora de Bosco. No sonho que o seu filho Joãozinho Bosco teve aos nove anos, ela mostrou já a sua sábia intuição maternal, ao interpretar o significado desse sonho como uma possível indicação de que o seu filho poderia vir a ser padre: “Quem sabe se não serás padre?”
Formação de novembro
O segundo momento teve lugar, após a formação, na igreja do Mosteiro de Arouca, onde foi rezado o terço com meditação sobre a Venerável Mãe Margarida, em frente ao altar da outra mãe de D. Bosco, Maria Auxiliadora, justamente designada por “Virgem de D. Bosco”.
Rezar o terço
Refira-se que a imagem que ali se encontra, ao lado de um pequeno busto de D. Bosco, é a mesma imagem que, durante muitos anos, esteve na capela dos Salesianos, no tempo em que a obra salesiana esteve presente em Arouca. Depois de devidamente restaurada a imagem foi ali colocada à veneração dos seus devotos, em setembro de 2022, durante a evocação do 40.º aniversário da saída dos Salesianos de Arouca.
Texto e imagens: José Cerca