A celebração da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Família Salesiana e das obras salesianas, é celebrada com especial devoção nos ambientes salesianos. Nas escolas salesianas de Portugal e Cabo Verde, o dia 24 de maio é um dia de festa.
Nos Salesianos do Porto a festa de Maria Auxiliadora foi antecipada e celebrada a 19 de maio com a presença do Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça. A comunidade educativo-pastoral agradeceu a sua missão, dedicação e entrega à frente dos destinos dos Salesianos em Portugal e em Cabo Verde. Também foi um momento especial para os alunos do 12.º ano, que terminam este ano mais uma etapa importante nas suas vidas. O dia foi repleto de atividades, recordando o ambiente oratoriano típico de uma casa salesiana.
Em Mogofores, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora celebrou a festa da sua padroeira no dia 24 de maio com a celebração eucarística, durante a qual decorreu também a renovação das promessas do grupo da Associação de Devotos de Maria Auxiliadora.
Na presença salesiana de Évora, a festa litúrgica de Maria Auxiliadora decorreu igualmente no dia 24 de maio com a Eucaristia na paróquia dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, em que participaram os alunos do Ensino Básico, Secundário e também os mais pequenos da Educação Pré-Escolar. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. António Gomes. A recente realização dos Jogos Salesianos em Évora e a realização de provas de aferição para o 8.º ano nesta data, impediram um programa mais alargado para esta festa comemorativa da inspiradora da obra salesiana. A comemoração integra um conjunto de outras atividades, designadamente no campo artístico, ao longo do mês de maio, mês dedicado todo ele à devoção mariana.
No Funchal, dezenas de alunos, docentes e funcionários da escola celebraram a Eucaristia no pátio da escola. A celebração assinalou também os 25 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Gonçalo Carlos, vigário e coordenador da Pastoral dos Salesianos do Funchal.
Os Salesianos do Estoril festejaram a sua padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, na noite de dia 24, com a celebração da Eucaristia na igreja da escola seguida da Procissão de Velas, na qual toda a comunidade rezou o terço pelos espaços escolares. Esta procissão pôde contar com a presença de vários grupos da catequese do 3.º e do 4.º ano da escola, que encenaram cada mistério rezado do terço a Nossa Senhora Auxiliadora. Ambos os momentos contaram com a presença alargada da comunidade educativa, desde alunos e seus familiares, antigos alunos, professores, funcionários e famílias amigas.
No dia 25, a festa para a comunidade escolar começou com a Eucaristia de Ação de Graças pelo ano letivo que está a terminar, e juntou toda a comunidade educativa no pavilhão da escola. Às 11 horas, houve um tempo de pequenas conferências para os jovens peregrinos que irão participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e que teve como propósito explicar os vários momentos da Jornada. Este TEDx contou com a presença de cinco convidados: Isabel Mónica, apresentou os Eventos Centrais da semana em que o Papa Francisco estará presente; Claúdia Lourenço, o Festival da Juventude e as várias valências do mesmo; Francisca Loureiro, a Cidade da Alegria, onde funcionará o Parque do Perdão e a Feira Vocacional; Marta Padrão, que falou sobre o voluntariado, e o Pe. Diogo Almeida, que apresentou a WYD DON BOSCO 23, organização responsável pela participação salesiana na JMJ. Depois da conferência, os alunos seguiram para as suas turmas que tinham como dinâmica neste dia de festa escolar apresentar um país através de jogos ou atividades culturais.
Nos Salesianos de Mirandela e, em particular, ao nível da paróquia de S. João Bosco, as celebrações da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora deste ano estenderam-se ao longo de três dias. No dia 23 de maio, realizou-se a Procissão de Velas, por algumas ruas dos bairros da paróquia. No dia 24, a celebração da Eucaristia foi presidida pelo pároco, Pe. João de Brito Carvalho, com a participação dos fiéis.
No último dia, a 26, comunidade salesiana prestou homenagem a Maria Auxiliadora com canções a Maria, centrada em nove canções marianas. Os intervenientes foram algumas crianças e jovens da catequese, coro juvenil e dois coros de adultos, sob a coordenação do pároco e diretor da obra de Mirandela.
À semelhança do pequeno oratório de Valdocco, também nos Salesianos de Lisboa se realizou no dia 26 de maio a maior festa do ano, em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, Ela que a todos os alunos protege e acompanha.
O dia começou com a missa solene, presidida pelo Bispo D. Joaquim Mendes, que recordou a importância de ter Maria como Mãe e Mestra, e deixou as reconfortantes e esperançosas palavras de Dom Bosco: confiai em Maria e vereis o que são milagres.
Foi uma missa solene em que toda a comunidade educativa foi chamada a participar. Entre os 30 cantores e banda, 40 acólitos e os quatro concelebrantes, o altar foi um espaço vivo de juventude e de fé. A fechar a procissão de entrada, quatro finalistas transportaram o andor com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Participaram na Missa os restantes dois mil e quatrocentos alunos e educadores. No final, o Padre João Chaves, que vê terminado o seu mandato como diretor desta casa, dirigiu uma mensagem à assembleia.
No final da Eucaristia, as figuras de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco juntaram-se à festa dos alunos que ocupou o resto dia, com animação preparada pelos alunos do Secundário.
Em Cabo Verde a celebração de Nossa Senhora Auxiliadora incluiu várias atividades ao longo da semana de 21 e 27 de maio. Foram dias de grande festa e de enriquecimento da devoção mariana no estilo de Dom Bosco. As celebrações incluíram duas Eucaristias no dia 21, para a Família Salesiana e Amigos da Obra, presidida pelo Pe. Rui Nobre (Orionita), e para a comunidade de Eito em S. Antão, celebrada pelo Pe. Gregório Haendel. No dia 24 de maio, realizou-se uma procissão de Nossa Senhora Auxiliadora, acompanhada pelos alunos, professores, colaboradores, família salesiana e muitos dos pais dos alunos da Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Cabo Verde.
No dia 25, solenidade de Maria Auxiliadora, o diretor, Pe. Luís Peralta presidiu à Eucaristia para toda a comunidade educativo-pastoral. A festa foi precedida por um momento preparatório onde se deu oportunidade de frequentar o sacramento de reconciliação.
O programa da festa deste ano incluiu ainda a Corrida D. Bosco, nos dias 25 e 27, com participação de alunos, antigos alunos e professores, e o concurso “A ESAO tem talentos”, com vários momentos artísticos de dança, canto, teatro e interpretação protagonizados pelos alunos.
A comunidade de Manique, juntou a celebração de Nossa Senhora Auxiliadora com o Dia Mundial da Criança.
O dia 1 de junho foi marcado pela alegria e gratidão que começou com a celebração da Eucaristia no pavilhão da escola. A celebração de ação de graças foi presidida pelo Pe. Manuel Mendes, diretor da escola, que convidou os alunos a olhar para Maria como Mãe, assim como Dom Bosco olhava, nas horas de alegria e de perigo. A Eucaristia contou com um momento de gratidão dos alunos finalistas que terminam este ano o seu longo percurso salesiano.
A presença das mascotes salesianas Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, os jogos e as atividades lúdicas encheram de vida os pátios e toda a casa salesiana.