A Quaresma é o grande retiro de todo o Povo de Deus, em preparação para viver a Alegria da Páscoa.
Iniciando a caminhada quaresmal, Família Salesiana e pessoas de boa vontade, reuniram-se, no passado dia 4 de março, para dedicar um dia ao seu retiro quaresmal, na Escola Salesiana do Estoril.
Este encontro de Família contou com a presença de cerca de sessenta pessoas dos vários grupos da Família Salesiana de Cascais, Estoril, Monte Estoril e Manique, e demais amigos e simpatizantes com Dom Bosco e o seu carisma. Refletiram sobre o tema “viver na unidade um caminho sinodal de conversão”, apresentado pelo Senhor Padre Artur Pereira. “O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. Uma Igreja sinodal, participativa e corresponsável, aberta aos novos tempos. Os fiéis leigos, pela sua vocação batismal, são chamados a participar nesta caminhada, consoante os dons e a vocação de cada um. O Papa Francisco convida todos a dar vida a uma igreja diferente, capaz de dar as razões da sua Esperança e responder aos desafios com os quais as comunidades cristãos se veem confrontadas.
Após a apresentação do tema, e aceitando o convite de Jesus a segui-Lo, no caminho que Ele fez por nós até à cruz, realizámos a via sacra, na mata da escola, o que, simbolicamente, nos fez experimentar, por um lado, a aspereza do caminho até ao Calvário, e, por outro, reconhecer a glória do ressuscitado. Com Maria, Mãe de Jesus pudemos contemplar, passo a passo, o modo como Jesus realizou a sua oferta de amor por nós.
Na parte da tarde, houve tempo para nos reconciliarmos com Deus, participando na celebração penitencial. Tempo favorável para nos convertermos a Deus e ao próximo.
Terminámos o nosso encontro de Família com a celebração da Eucaristia.
Saimos do retiro reconhecendo que este tempo favorável da Quaresma nos pode ajudar a tomar consciencia de que este tempo é um convite a mudar de vida, a cuidar da nossa fé e da casa comum, não nos limitando a estar juntos, mas a procurar caminhos juntos.
Agrademos a oportunidade que nos foi dada mais uma vez para refrescar a caminhada.
Obrigado a todos quantos participaram e rezaram connoso e por nós.
Maria José Barroso