FS | O meu ADVENTO

> Palavras ao Ouvido > FS | O meu ADVENTO

Começámos há pouco o tempo do Advento que nos vai levar ao Natal de Jesus, É um tempo liturgicamente forte que nos convida a ir ao encontro de Jesus que vem sempre ao nosso encontro. 

A nossa vida encontra-se, tantas vezes, diante de caminhos que se apresentam como oferta a serem percorridos para nos permitirem chegar à felicidade que o nosso coração deseja. Ele é o caminho do sucesso que nos pode alcandorar ao domínio das coisas e das pessoas; ele é o caminho da glória fácil, na aplicação das nossas qualidades e talentos; ele é o caminho do poder, desejado e tantas vezes alcançado por mérito ou também por influências que se compram por altos custos da própria dignidade; ele é o caminho… Há tantos caminhos que podemos percorrer! Mas, o que infelizmente podemos constatar é que o percurso desses caminhos deixam a alma vazia, porque o que o motiva leva consigo um substrato de caducidade e o rótulo
de efémero. A alma humana necessita de ser feliz e para isso tem de encontrar um caminho, cujo percurso a possa levar à plenitude da felicidade, que tenha, ele sim, um substrato de perenidade e o rótulo de consistente. 

No início do ano litúrgico é-nos apresentado esse caminho, a que chamamos caminho do Advento. É um caminho que nos leva ao encontro de Jesus vivo e cujo percurso é feito, fundamentalmente, com a oração, com a humildade, com a fraternidade. É um caminho em cujo percurso somos convidados à conversão do coração e à felicidade de uma amizade sincera com Jesus, amizade feita de confiança no Seu amor por nós e de fraternidade para com os nossos irmãos,quaisquer que sejam.

No percurso deste excelente caminho, podemos encontrar o espírito profético e pleno de esperança de Isaías; podemos encontrar o Precursor de Jesus, João Batista que nos chama à verdadeira e urgente conversão do coração e Nossa Senhora, a protagonista do Advento, a apresentar-nos  Jesus na doçura e na beleza impar duma criança, pedindo que o nosso coração seja o Seu presépio.

O meu Advento!  É a minha oportunidade de renovação interior, encontrando o caminho da verdade, da justiça e do amor para chegar ao Presépio de Jesus e contemplar o Seu amor misericordioso, capaz de encher de alegria o coração triste pelo pecado e pelo desencanto do mundo em que vivemos. Porque Ele veio para o salvar, para dar sentido à vida de cada pessoa trazendo-lhe a Paz do Seu infinito amor. A luz do Seu Natal brilhará também no seu coração e assim iluminará  este nosso mundo que tanto necessita dessa Paz e dessa Luz de Deus.

P. Joaquim Taveira da Fonseca | DNFS