Com a Tua bênção, Mãe
O inverno da dor e da tristeza, do encerramento das nossas vidas nas cercas do medo já está a passar. O sol tem brilhado com exagerado abundância como que a querer repor o fogo interior da alma e a alegria no rosto de cada um de nós. O convite ao renascer da vida surge-nos também de muitos lados e de felizes circunstâncias. E nós queremos aproveitar tudo isso como dádiva generosa de Deus.
Neste Setembro, de vindimas já a terminar, a Família Salesiana prepara-se para encetar a caminhada que a vai adentrar num tempo novo. Há ainda resquícios de medos e cautelas que paralisam alguns de nós. Os mais afoitos também os sentem, certamente, mas olham para o Alto, medem a grandeza da sua fé, talvez ainda pequena, mas suficiente para avivar a esperança e rumar em busca da bênção da nossa Mãe Auxiliadora. E foi o que fizemos os que foram a Fátima programar o tempo novo. Em 17 de Setembro, os membros dos Conselhos locais dos Salesianos Cooperadores e em 24 de Setembro, os membros das Direções locais dos ADMA, programaram o seu novo ano pastoral e formativo sob os auspícios da nossa Mãe Santíssima. Gostariam outros de ter estado presentes, mas esta época ainda é muito empenhativa nos trabalhos das vindimas. Mas sentimo-los connosco.
O que se passou em Fátima pode sintetizar-se no entusiasmo e no compromisso assumido por todos para a revitalização da Família Salesiana. Sentiu-se que íamos começar um tempo novo. Significativa foi a tomada de posse do novo Conselho Nacional dos Salesianos Cooperadores e a eleição da nova Presidência Nacional dos ADMA. Regressámos aos nossos Centros com o desejo sincero de trabalhar no campo da Igreja com a beleza do carisma salesiano a orientar-nos e com um sentido sincero de o fazer em unidade de Família percorrendo o caminho sinodal; regressámos aos nossos Centros com o desejo de ser fermento a levedar em Igreja; regressámos aos nossos Centros para celebrar a Vida, sobretudo no meios dos jovens mais necessitados, de ir ao encontro dos pobres de pão e de afeto; regressámos aos nossos Centros com a Tua Bênção, Mãe. Será ele, essa bênção materna que nos dará força e nos estimulará a ir, como Tu, ao encontro de quem necessita para lhe levar Jesus com a alegria e o jeito de um carisma ímpar como é o Carisma Salesiano.
P. Joaquim Taveira da Fonseca
Delegado Nacional para a Família Salesiana
Nota | O ramo dos Antigos Alunos está a preparar também o lançamento do seu ano pastoral e formativo com a eleição de uma nova Direção da Federação Nacional. Para breve!