Projeto de Vida Apostólica
Continuemos a conhecer melhor este livro que nos ajuda a viver os compromissos que derivam da promessa, os quais nos permitem viver a nossa vocação com maior autenticidade.
O Projeto de Vida Apostólica, (PVA) não é de forma alguma um projeto que tenhamos construído como se estivéssemos a planear a nossa forma de fazer o apostolado salesiano, mas é a assunção cordial e grata do plano de Deus para realizar a sua salvação. Ao torná-la nossa, ao assumi-la cordialmente, tornamo-nos cooperadores de Deus e companheiros de Jesus, na escola de Dom Bosco.
Esta perspetiva significa manter a Pessoa de Jesus e o seu Evangelho como uma Regra viva. Só assim o PVA de uma Associação de fiéis leigos, como é o caso dos Salesianos Cooperadores, se torna uma leitura salesiana do Evangelho, e a sua validade é selada pelo reconhecimento oficial da Santa Sé Apostólica, que declara a autenticidade evangélica do texto e por isso o considera um caminho que conduz à santidade para aqueles que o assumem e o vivem como uma “Regra de Vida”, porque parte do amor e conduz ao amor. É também uma forma de fidelidade a Dom Bosco, ao seu carisma e à sua missão. Não é de todo um livro qualquer!
O PVA tem um triplo objetivo: assegurar a identidade da Associação através de uma fidelidade dinâmica, que se refere sempre à intuição e motivação originais do Fundador e, ao mesmo tempo, procura atualizar-se de acordo com as condições em mudança da história, dos seus membros na sua diversidade de origem, idade, formação, sensibilidade, língua e cultura, mas unidos pelo Amor, pela Fé, pela Esperança e um carisma comum e um projeto partilhado.
O atual PVA não é um simples regulamento, válido e útil, indispensável e necessário, para regular a vida da Associação. Ao longo dos tempos tem sofrido atualizações, fruto de um longo trabalho de discernimento, de estudo e oração que envolveu os Salesianos Cooperadores de todo o mundo no compromisso de se renovar para responder cada vez melhor, com o coração de Dom Bosco, aos novos desafios que esta sociedade globalizada nos lança.
Que o Espírito Santo nos ajude a conhecer melhor a riqueza espiritual que este nosso Projeto de Vida Apostólica nos oferece.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC