FS | O amor testemunha o Amor

> Palavras ao Ouvido > FS | O amor testemunha o Amor

Dizia Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares que “no amor o mais importante é amar”. Esta afirmação que, à primeira vista, parece uma redundância tem todo o sentido e sentido profundo. Já Jesus nos tinha avisado: “não basta dizer, Senhor, Senhor. O importante é fazer a vontade de Meu Pai”. O Amor não é uma ideologia, uma expressão do nosso sentimento afetivo. O Amor é Deus que se torna presente no íntimo do coração do homem e do mundo e lhes dá vida. E é pelo amor de Deus em nós que somos capazes de amar, isto é, que somos capazes de doação e entrega generosa. Só por esse Amor é que amamos verdadeiramente e nem sempre temos consciência disso. Por isso, podemos dizer – quando amamos de verdade – é Deus que ama por meu intermédio. Testemunhamos assim o Amor ao amar. Somos testemunhas de Deus com os nossos atos feitos por amor generoso e concreto; somos o Rosto de Deus, assumindo o papel de Jesus que o foi em toda a plenitude na Incarnação.

A Família Salesiana é convidada à vivência do Amor que cada um tem no coração; é convidada a dar um rosto ao Amor, um rosto bonito, fraterno, carismaticamente salesiano, cheio de alegria e generosidade, um rosto que testemunhe também uma predileção pelos mais necessitados, pelos mais fracos, pelos mais sós, pelos mais desiludidos, pelos sem voz que se faça ouvir; um rosto que se revista de compreensão e misericórdia pelos jovens de hoje, os mais marginalizados, os mais descrentes da vida, os mais rebeldes ao amor e os que tanto procuram e não encontram. A Família Salesiana é convidada ter um rosto que seja o de Jesus, verdadeiro Rosto de Deus Seu Pai.

 De cada Centro, de cada espaço onde se possa reunir, a Família Salesiana deve fazer um pequeno laboratório onde trabalhar o amor de cada um para uma resposta de testemunho apostólico humilde, mas muito concreto. Se uma fé sem obras é uma fé morta, um amor sem testemunho é a mesma negação do amor. “O amor testemunha o Amor”. Por esse testemunho nas pequenas coisas do dia a dia, encontraremos os seguros caminhos da santidade pessoal e tornaremos visível a Presença de Jesus no nosso mundo.

P. Joaquim Taveira da Fonseca, sdb
DNFS, sdb