No passado dia 20 de outubro, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora encheu-se com muitos membros da Família Salesiana.
Todos os anos é assim no penúltimo domingo de Outubro. Peregrinos do seu Santuário, os membros da Família Salesiana fazem muitos sacrifícios para estarem presentes, sacrifícios que jubilosamente aceitam pelo amor a Nossa Senhora, sua auxiliadora. E é bonito constatar que a alegria que manifestam se deve ao amor a Maria Auxiliadora a Quem pedem humildemente as suas graças e bênção.
Não sei se todos temos consciência de que esta Peregrinação é como que a abertura oficial das actividades pastorais da Família Salesiana, por isso, se renovam promessas de ADMA e Salesianos Cooperadores, não como um número habitual do programa da Peregrinação, mas como compromisso solene de dar mais vida à acção pastoral dos Centros; como compromisso solene de aumentar o amor a Nossa Senhora Auxiliadora e a D. Bosco; como compromisso solene de não se ficar no pequeno redoma de cada Centro, mas ir ao encontro dos jovens e suas famílias, conscientes de que essa foi a razão que levou S. João Bosco a criar a Família Salesiana. Não somos um pequeno ou grande grupo de devotos passivos, mas apóstolos do amor de Jesus e a Jesus, indo ao encontro dos irmãos com as cores bonitas e alegres do carisma de D. Bosco.
A Peregrinação foi muito bonita. E ainda hoje neste Santuário se sente o eco do amor manifestado a Nossa Senhora e a Jesus, Seu filho e nosso Irmão, amor expresso no fervor de uma oração ou no compromisso de uma vida mais santa. Que a Peregrinação não seja apenas a alegria feliz de um dia, mas a recordação, ao longo do nosso ano pastoral, dos compromissos assumidos, compromissos de santidade pessoal que faz de cada um de nós apóstolos e testemunhas da misericórdia de Jesus e da ternura de uma Mãe que quer ser nossa Auxiliadora e companheira activa na peregrinação da vida que nos conduz ao Santuário do Coração misericordioso de Deus.
Mais fotos da peregrinação aqui.
P. Joaquim Taveira da Fonseca | DNFS