SSCC | Com Maria, percorramos o caminho da santidade vivendo a vontade de DEUS

> Palavras ao Ouvido > SSCC | Com Maria, percorramos o caminho da santidade vivendo a vontade de DEUS

Eis-nos no mês de Maio; o mês das mães, o mês da Mãe de todas as mães: Maria. N’ Ela vemos com clareza a beleza de Deus. É esta a “beleza” que nos salva! Dom Bosco teve-a sempre diante dos seus olhos, e chamava-A, carinhosamente, Auxiliadora. A devoção mariana é um traço da espiritualidade salesiana.

“Maria Santíssima foi sempre a minha guia” exclamava Dom Bosco com frequência (MB V, 155; XVIII, 439). E tal convicção era uma das caraterísticas da devoção mariana no Oratório. Os seus sonhos traziam uma mensagem de conforto que intensificava a confiança e a certeza da presença de Maria que a todos protegia como Mãe carinhosa.

Na espiritualidade cristã e salesiana, Maria é aquela que aponta a Jesus Cristo! Ela não é o centro da nossa atenção. Atentos a Ela, dirigimo-nos a Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”. Esta é, sem dúvida, a melhor homenagem que podemos prestar a Maria: fazer a vontade de Seu Filho! Assim viveu Dom Bosco, o santo que fez a vontade de Deus. O santo que viu em Maria Auxiliadora como sua Mãe.

O caminho da santidade para chegarmos a Jesus, passa, sem dúvida, por Maria. Confiante no Senhor, viveu à luz da Sua Palavra, peregrinando na fé no meio de provações. Em Jesus que ia crescendo a seu lado como qualquer menino, a Virgem via todos os limites da condição humana, menos os do pecado. Era a educadora do Filho de Deus na terra! 

Por Ela, acolhamos Jesus que quer fazer morada no nosso coração. Ao despojarmo-nos de nós mesmos e darmos espaço à Sua vontade, aproximamo-nos do ideal de santidade ao qual todos estamos destinados. Deus dá-nos todas as possibilidades de que necessitamos para alcançarmos a santidade e a mais bela é sem dúvida Maria Santíssima.

Maria é verdadeiramente nossa mãe, pois nos foi dada por Cristo, quando a entregou a João, no Calvário (Jo 19, 26-27). Jesus não somente A entregou a nós, mas entregou-nos também a Ela (cf. Jo 19,26), criando assim uma recíproca relação de amor, à qual, como filhos deveríamos corresponder. Quem tem verdadeiramente Deus como Pai e Maria como Mãe, desperta imediatamente para a misericórdia infinita de Deus, e permanece firme no caminho, mesmo com todas as dificuldades.

 Quem faz a experiência de Deus e do Seu amor, vive uma verdadeira história de amor, porque Deus nunca nos abandona. O nosso rosto deve refletir a alegria de quem encontrou Jesus e vive a Sua misericórdia. Maria acompanha-nos com a sua bênção materna. Sigamos o Seu exemplo para alcançarmos a santidade no fazer, como Ela, a Vontade de Jesus.

Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC