No mês de Maio, mês Mariano, recordemos Nossa Senhora como a Senhora do nosso fundador – Dom Bosco.
Maria sempre esteve presente na vida de Dom Bosco. Com frequência o declarava: “ Maria Santíssima foi sempre a minha guia “, “ Maria é a Mãe e o sustentáculo da Congregação Salesiana”.
Desde pequeno aprendeu com a mãe Margarida a ter confiança em Nossa Senhora. No sonho dos 9 anos, Jesus o confia á Mestra (“Dar-te-ei a Mestra”). Neste sonho, a Virgem Maria mostrando-lhe o seu futuro campo de trabalho e a sua missão, os jovens, dirigiu-se a ele:” torna-te humilde, forte e robusto”. Nossa Senhora precisava de Dom Bosco para cuidar dos jovens mais desprotegidos e contava com ele para o cumprimento deste desígnio de Deus.
Este foi o princípio de uma vida de entrega confiança e muita fé em Nossa Senhora.
Dom Bosco proclamava a importância da presença materna de Nossa Senhora na sua vida e na de todos os salesianos. Dom Bosco ensinou os membros da Família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de Auxiliadora
Com a construção da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Dom Bosco quis erguer um monumento que representasse o eterno amor e eterna gratidão à Virgem Auxiliadora.
Tanto nos momentos de alegria como nos de angústia era a Ela que ele recorria e o auxílio Dela jamais faltou.
A obediência, a humildade a pureza de coração de Maria eram sempre evidenciados por Dom Bosco e segundo o próprio devem ser um exemplo para todos os cristãos e muito particularmente para nós salesianos.
A presença de Maria também está entre os jovens. Nossa Senhora é a protectora de todos os jovens no oratório. “ Basta que um jovem entre numa casa salesiana para que a Virgem Santíssima o tome imediatamente debaixo de sua especial protecção “ (Dom Bosco).
Durante toda a sua vida Dom Bosco foi incansável em fazer com que a devoção de Nossa Senhora fosse difundida. Para ele a congregação Salesiana é fruto de Maria Auxiliadora.
“Foi Ela quem tudo fez”
Cultivemos por isso esta devoção mariana como verdadeiros filhos de Dom Bosco, pois esta foi a herança religiosa que o nosso fundador nos deixou.
Que Nossa Senhora nos segure em seus braços maternos.
Com a minha oração me despeço de todos vós,
Adelaide Martins
Presidente do Conselho Nacional da ADMA