“Nascemos no seio de uma família” com a sua beleza e com os seus limites, espaço vital onde se aprende a arte da vida e do amor. Família formada por pessoas que se amam, que dialogam e compartilham, onde se experimentam os afetos e se goza da intimidade e onde se aprende a pedir licença, a viver o perdão e a agradecer.
Depois da experiência vivida nas Jornadas da Espiritualidade da Famíliada Salesiana realizadas recentemente em Roma, redescobri o que significa viver a nossa vocação salesiana com paixão. Os dias vividos neste encontro de família ajudaram-me a ter uma consciência mais clara do que significa a nossa pertença à Família Salesiana. Como toda a vocação, também a nossa envolve uma história de amor entre Deus e cada um de nós.
É uma grande alegria podermos testemunhar a riqueza da família que formamos, a qual pretende ser uma ajuda para estreitar vínculos de comunhão e compartilhar itinerários de missão, movidos pelo Espírito Santo que, na Igreja do nosso tempo, estimula-nos a percorrer caminhos novos.
A experiência destes encontros, renova o nosso desafio à formação e permitir-nos responder adequadamente às diversas situações que a vida nos apresenta, por outro lado, e alegria da unidade entre todos em todos os momentos, é a essência de que o nosso carisma é dom, é graça!
Queridos salesianos cooperadores, somos Família. Há muitas pessoas que nos esperam porque precisam de um acompanhamento especial nestes tempos tão difíceis. Olhar para a Família converte-se para nós, Família Salesiana, num grande desafio ao qual precisamos de responder com generosidade e sabedoria. O nosso grande grupo testemunha a força de Deus, que é capaz de curar profundamente as pessoas e de transformar a sociedadde.
O Salesiano Cooperador deve sentir-se envolvido com responsabilidade pessoal e espírito de iniciativa para realizar a missão comum “de acordo com as suas capacidades e possibilidades”. Assim, cada um enriquecerá a Associação, e portanto, a Família Salesiana, com um crescimento de identidade.
Peçamos a Nossa Senhora Auxiliadora uma resposta generosa aos muitos dons que a nossa Família, a Família de Dom Bosco e a Igreja deram a cada um de nos.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC