A devoção mariana na Família Salesiana é expressão de um profundo sentido à oração e à proteção materna de Maria.
Para o nosso fundador, Maria ocupou sempre um lugar especial como modelo e guia ao serviço da evangelização dos jovens.
Maria auxiliadora e Dom Bosco são inseparáveis. Dom Bosco obteve imensas graças e favores concedidos pela sua mãe Auxiliadora.
Nunca é demais lembrar o que foi dito a Dom Bosco através de uma visão :”Hic domus mea, inde gloria mea”, que significa “Aqui está a minha casa, daqui sairá a minha glória”.
Dom Bosco não se contentou somente em propagar a devoção a Maria Auxiliadora através da palavra, mas dedicou-lhe uma Basílica para que o mundo inteiro não A conhecesse, apenas, como a “Virgem de Dom Bosco”, mas também como Auxiliadora, Maria Auxiliadora dos Cristãos.
Nossa Senhora Auxiliadora acompanha-nos como Mãe dedicada e é na fé que descobrimos a grandeza do amor que esta Mãe nos tem. Rezemos com fé e saibamos descobrir essa mesma fé na oração pessoal. Sem fé não se reza e também se perde a fé quando não se reza. Maria faz-nos crescer na fé.
Que a Virgem Auxiliadora, Mãe de Dom Bosco e da Igreja, Auxílio dos cristãos, seja sempre a nossa inspiração, o nosso modelo, a nossa guia e mestra, para levarmos o “Carisma de Dom Bosco” a todos jovens do mundo inteiro.
Saibamos como Maria e com Maria estar atentos e disponíveis aos jovens.
Pedro Miguel Pinheiro Ricardo
Presidente Nacional ADMA