Ao ritmo dum sonho mariano

> Palavras ao Ouvido > Ao ritmo dum sonho mariano

Estamos a terminar outubro. Um mês abençoado por Maria, a Senhora do Rosário. Um projeto simples para quem, na fé, “vive projetos de infinito” (Leonard Boff). É assim a alma crente.

Vivemos numa cultura que valoriza sobretudo o desempenho e os resultados alcançados. Menospreza quem se revela mais frágil, com menos capacidades. Distancia a autoridade, valoriza o organizativo e esquece-se da peça fundamental nesse puzzle que é o ser humano.

A Família Salesiana viveu acontecimentos durante este mês de outubro que lhe deram vitalidade.

Alguns dos seus membros participaram no E-VANGELIZAR, quer no Porto, quer no Estoril, quer em Mirandela. Uma palavra de agradecimento às Edições Salesianas e a toda a equipe formativa liderada pelo Dr. Pe. Rui Alberto.

Um grupo de antigos alunos participou na V Confederação Eletiva Mundial dos Antigos Alunos de Dom Bosco, em Roma e em Turim, de 3 a 9 de Outubro. Dias inolvidáveis que fizeram história e que pretendem dinamizar o organismo a nível nacional. Quem poderá esquecer o “team” do Brasil, tão simpático, tão eloquente, tão amigo! Estabelecemos laços de união que se irão fortalecendo através da Lectio Divina que passa a chegar-lhes semanalmente.

Os nossos Salesianos Cooperadores de Manique estão de parabéns pela sua grande iniciativa: o convite à Dr.ª Rita Scrimieri que nos veio falar da Beata Alexandrina da Costa como Salesiana Cooperadora. De realçar a presença de outros grupos da zona que muito enriqueceram a efeméride. A leitura de algumas passagens da espiritualidade da Beata descrevendo o amor a Jesus no Sacrário e ao Imaculado Coração de Maria foram extremamente elucidativos. Aqui fica uma palavra de agradecimento à Dr.ª Rita Scrimieri e a este grupo local.

Finalmente, uma palavra sobre a 29.ª Peregrinação a Maria Imaculada Auxiliadora, ao seu santuário nacional, em Mogofores (Anadia). Foi um caminho desenhado pelo silêncio, como quem contempla uma pintura ou escuta uma música interior. Nesse silêncio, os contornos do encontro ganharam luz, rosto, forma e movimento. Nesse silêncio, foi despertando em nós a vida e a graça, a súplica e o agradecimento, a adoração e o louvor. A bênção dos azulejos sobre a vida de Dom Bosco trouxeram o Pai e o Mestre dos jovens para a nossa procissão. Como estaria contente no céu! As palavras do Pe. Simão Cruz sobre a misericórdia do Pai criaram um clima interior para contemplar Jesus no Santíssimo Sacramento. A mensagem do Pe. Artur Pereira, Provincial, abrindo caminhos à Família Salesiana ali reunida, foram estímulo para continuar projetos. A festa mariana na apresentação do cd “Agarra o sonho”, lembrança do bicentenário, foi um ponto alto de alegria salesiana onde não faltou o testemunho juvenil. Estão de parabéns os grupos locais dos Salesianos Cooperadores e dos ADMA pela preparação dos ambientes e o Pedro Ricardo, Presidente Nacional ADMA, por toda a organização. Um agradecimento à comunidade local na pessoa do seu Diretor, Pe. Aníbal Afonso, pela generosa entrega na preparação da peregrinação.

Vamos entrar em novembro. “A transcendência é, talvez, o desafio mais secreto e escondido do ser humano” (L. Boff). Sejamos generosos na nossa lembrança orante por aqueles que nos precederam na fé.

Pe. J. Rocha Monteiro, sdb