No próximo dia 25 de novembro celebramos a Venerável Mãe Margarida.
Fazer aqui download da apresentação sobre Mãe Margarida
Recentemente o Sínodo dos Bispos sobre a Pastoral da Família focou alguns desafios encarados pela família católica em crise, diante das mudanças da sociedade moderna.
Também o Papa Francisco no encontro havido no passado mês de Junho com a Família Salesiana falou do papel da mulher e reportando-se a Mãe Margarida – sem a qual não se pode entender D. Bosco – falou dos modelos educativos a serem propostos às jovens, alunas dos salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora. Não o funcionalismo dos papéis, mas a educação segundo as figuras respeitáveis de mulheres que sabem amar.
A família é lugar de perdão. Não existe família perfeita; não somos perfeitos, não temos pais nem filhos perfeitos; não casamos com a pessoa perfeita. Por isso não há casamento saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para a nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual.
Neste tempo de grandes mudanças, o Papa Francisco faz questão de ressaltar a importância da família e os valores que devem direcionar as relações familiares. A este propósito conheçamos melhor a figura carismática de Mãe Margarida, “Um exemplo de mãe, mulher e educadora”. Aquela que foi a mãe de D. Bosco e a mãe de tantos jovens que ele acolheu. Foi a primeira Salesiana Cooperadora, vivendo também ela para os jovens.
Maria José Barroso
Coordenadora Provincial ASC